Seia promove Semana da Criança e do Brincar

A Semana da Criança e do Brincar decorre de 25 de maio a 2 de junho e inclui conferências, workshops, conversas informais e espetáculos para toda a comunidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a Semana da Criança e do Brincar, iniciativa promovida pelo Município de Seia, apresenta um conjunto de atividades direcionadas a pais, profissionais, crianças e jovens e à comunidade em geral.

 

No dia 25 de maio, realiza-se a segunda edição da Conferência de Terapias Expressivas, a ter lugar na Casa Municipal da Cultura. A conferência, organizada em parceria com a Associação de Musicoterapeutas MUTEpt, incidirá nas áreas de Arteterapia, Dramaterapia, Dançaterapia, entre outras. Ao final da tarde, cerca das 18 horas, a Ludoteca Municipal acolhe o workshop de música para grávidas, com a Musicoterapeuta Eduarda Carvalho.

 

No dia seguinte, a Associação Artística ANDANTE dinamiza o espetáculo “Afinal o Caracol”, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões. Esta atividade divide-se em duas sessões, a primeira para bebés até aos 2 anos (10h30) e a segunda dos 3 aos 5 anos (11h30). Durante a tarde, o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura acolhe o 10.º Festival Especial, protagonizado por crianças e adultos portadores de deficiência.

 

Nos dias 27 e 31 de maio, terá lugar na Casa Municipal da Cultura a iniciativa “Conversas Sem Nome”. A primeira sessão conta com a participação de Carla Antunes, economista e autora do blogue “No Reino dos 7” e do casal de empresários Ricardo e Fátima Mota Veiga, numa abordagem à vivência em famílias numerosas. No dia 31, Carmen Garcia, enfermeira, autora de livros e do blogue “A Mãe Imperfeita” conversa com a enfermeira Paula Cunhal sobre a maternidade. 

 

A primeira representação teatral integrada no MOTIN – Mostra de Teatro Infanto Juvenil realiza-se no dia 27 de maio, às 21h30. “As Bruxas de Toledo” é o nome da peça apresentada por alunos da turma do 10º e 12º Ano do Curso Técnico Psicossocial da Escola Secundária de Seia. No dia 29, sobem ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, o grupo de teatro da EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho, com a dramatização “Macbeth”, e, no dia 30 de maio, alunos do clube de Expressão Dramática /Teatro da Escola Evaristo Nogueira, com “A Fada Oriana”.

 

A 28 de maio o Município assinala o Dia Mundial do Brincar com atividades ao ar livre na Quinta do Carvalhal (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), direcionadas a crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1º ciclo do concelho. Às 16 horas, decorre a sessão oficial de reconhecimento de Seia como “Cidade Amiga das Crianças”, pela Unicef Portugal.

 

O programa continua no dia 29 de maio, na Casa Municipal da Cultura, com um workshop sobre “Alimentação do Bebé”, pela nutricionista Sandra Santos, autora do blogue “Papinhas da Xica” e do livro “Papinhas da Xica – Guia de alimentação para o primeiro ano do bebé”. O dia seguinte é dedicado aos avós e netos, com uma oficina de origami, às 18 horas, no Museu do Brinquedo. No dia 31 de maio, às 21h30, será exibido o filme “A Grande Viagem” na Casa Municipal da Cultura.

 

Para o dia 1 de junho, está agendado o 2.º Encontro a Criança e o Brincar, este ano dedicado ao tema “A Influência do Brincar no Desenvolvimento da Criança”. Às 21 horas, o Anfiteatro Municipal acolhe o espetáculo “Vozes do Oceano”, um projeto artístico de ‘Vozes em Meia Ponta’.

 

No dia 2 de junho, o parque municipal da cidade transforma-se novamente no Parque Encantado, onde mais de 100 colaboradores da autarquia senense vestem o papel de personagens populares do imaginário infantil. A entrada no parque é livre e está aberta ao público das 14 às 20 horas.


Conteúdo Recomendado