Semana Africana e diversidade cultural na Guarda

A Associação dos Estudantes de Países de Língua Oficial portuguesa da Guarda promove várias atividades para reviver as suas tradições.

A Associação de Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa da Guarda (AEPALOPG) promove uma semana dedicada às suas nações de origem, de 18 a 25 de maio. Nesta iniciativa, os alunos africanos contam com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, do Instituto Politécnico da Guarda e da Junta de Freguesia da Guarda, entre outras entidades locais.

O evento cultural inicia no dia 18 de maio, às 15h30, com o desfile ‘Mama África Aqui”, um percurso que passará pela Praça Velha, Igreja da Misericórdia, PSP, Jardim José de Lemos e Alameda. No dia seguinte, às 18 horas, terá lugar na Sé Catedral uma missa africana.

Nos dias 21 e 22, a AEPALOP organiza um torneio de futsal (masculino e feminino), que irá decorrer no Instituto Politécnico da Guarda. Dia 23, às 15 horas, realizar-se-á um show cooking, que conta com o apoio dos alunos PALOP da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do IPG. Nesse dia também será apresentada uma exposição permanente nos Paços da Cultura na cidade da Guarda.

No dia 24 de maio, sexta-feira, do programa destaca-se a realização de uma palestra dedicada à temática ‘Diversidade educacional, religiosa e cultural’, um churrasco convívio no IPG, terminando com uma noite africana.

Por último, no dia 25, haverá um almoço intercultural, em parceria com a Cáritas Diocesana e a Câmara Municipal, e durante a tarde irá decorrer um festival africano na Praça Velha. Pelas 20h30, na cantina II do IPG realizar-se-á um jantar de gala, seguindo-se mais uma festa africana.




Conteúdo Recomendado