Sede do Geoparque Estrela vai ficar nas instalações do IPG

A novidade foi anunciada pelo Presidente do IPG – Instituto Politécnico da Guarda, no programa “Conversa em Binómio” da Rádio F.

Em causa está a elaboração de uma candidatura de classificação da Serra da Estrela a Geoparque Global da Unesco, significando os primeiros alicerces daquilo que virá a ser um novo paradigma, para o desenvolvimento daquele património.

De referir que o Politécnico da Guarda está a liderar o processo, e numa fase provisória a sede do Geoparque irá ficar nas instalações do IPG, como referiu o presidente Constantino Rei. Para além do IPG estão envolvidos nesta candidatura nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra.

Depois de algumas reuniões onde numa primeira fase não houve consenso, uma vez que todos os municípios mostraram vontade em acolher a sede do Geoparque, os autarcas chegaram à conclusão que o local mais indicado seria o IPG. Contudo o presidente do Politécnico, Constantino Rei admite que a sede não é o mais importante.

“Agora que existe um entendimento entre os municípios, a prioridade é dar andamento à candidatura, com a constituição de uma associação”, como adiantou o presidente do IPG.


Conteúdo Recomendado