Líder da distrital do PSD/Guarda quer serviço de radioterapia na cidade

O presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Guarda, Carlos Peixoto, que hoje anunciou a sua recandidatura, defende que o Governo instale naquela cidade um serviço de radioterapia que abranja os distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco.

“A Guarda tem uma centralidade relativamente a estes três distritos que aconselha que este serviço seja sediado no Hospital Sousa Martins, reforçando ainda mais os serviços que a Unidade Local de Saúde [da Guarda] tem prestado”, afirmou o responsável.

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, anunciou na quinta-feira que o Governo pretende tomar rapidamente uma decisão sobre a instalação de um serviço de radioterapia na região que abrange os distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco.

“O Governo irá rapidamente analisar os estudos já disponíveis sobre esta matéria, alguns deles contraditórios, numa perspetiva não local, mas regional, que envolverá toda a Beira Interior e o conjunto de sub-regiões”, afirmou Manuel Delgado, durante a sessão evocativa do Dia do Centro Hospitalar Tondela/Viseu e do seu padroeiro, São Teotónio.

Na apresentação da sua recandidatura à liderança da distrital do PSD da Guarda, Carlos Peixoto, atual deputado na Assembleia da República, disse que apoia a decisão governamental, apelando ao governo que passe daquilo que é “meramente panfletário” para ações concretas.

Na conferência de imprensa também referiu que o Governo liderado por António Costa “não está a tratar muito bem o distrito da Guarda, o interior do país e o país no seu todo”.

Apontou a questão do aumento dos combustíveis, que levará a uma “fuga” dos automobilistas para Espanha, e o caso das portagens nas autoestradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso), considerando que o país “tem condições para reduzir” o seu preço.

Denunciou ainda que o atual Governo exonerou na quinta-feira os diretores dos centros de emprego de Guarda e Pinhel por “motivação partidária”, salientando que o partido não pode calar a sua indignação perante aquilo que considera ser uma “varredela”.

Quanto a um eventual próximo mandato como líder distrital do PSD, Carlos Peixoto disse que tenciona “conquistar mais Câmaras [Municipais] ao PS” nas eleições autárquicas de 2017, lembrando que das 14 autarquias do distrito da Guarda, sete são atualmente lideradas pelo PSD, sete pelo PS e uma por uma lista que concorreu independente.

A candidatura do deputado na Assembleia da República é a única conhecida à liderança da Comissão Política Distrital do PSD/Guarda, com eleições marcadas para o dia 05 de março.


Conteúdo Recomendado