Sabugal classifica três árvores com Interesse Municipal

Com esta medida, a autarquia pretende preservar e divulgar o património natural concelhio na especificidade de arvoredo.

Três árvores do Sabugal foram classificadas como sendo de Interesse Municipal, no âmbito do Regulamento de Classificação e Valorização do Arvoredo concelhio, foi hoje anunciado pela autarquia.

O município do Sabugal explica em comunicado que os três exemplares foram classificados na sequência de propostas apresentadas pelas Juntas de Freguesia de Malcata, Sortelha e Vila Boa.

A proposta de reconhecimento de Interesse Municipal do castanheiro de Malcata, do lódão de Sortelha e da amoreira de Vila Boa foi aprovada na última sessão da Assembleia Municipal do Sabugal.

Com esta medida, o Município do Sabugal, presidido por António Robalo, pretende preservar e divulgar o património natural concelhio na especificidade de arvoredo.

“A classificação de arvoredo de Interesse Municipal é um instrumento essencial para o conhecimento, salvaguarda e conservação de elementos do património natural municipal de excecional valor”, sublinha a autarquia.

Em agosto de 2016 entrou em vigor no Município do Sabugal, no distrito da Guarda, um Regulamento de Classificação e Valorização do Arvoredo de Interesse Municipal, que foi criado pela necessidade de a autarquia preservar e divulgar o património natural concelhio.

O documento é considerado pela autarquia como “um instrumento essencial para o conhecimento, salvaguarda e conservação de elementos do património municipal de excecional valor”.

A publicação define que o regime de classificação de arvoredo de interesse municipal “é aplicável aos exemplares isolados de espécies vegetais que, pela sua representatividade, raridade, porte, idade, historial, significado cultural ou enquadramento paisagístico possam ser considerados de relevante interesse para o Município do Sabugal, assim como pela necessidade da cuidadosa conservação de exemplares ou conjuntos de exemplares arbóreos ou vegetais de particular importância ou significado natural, histórico, cultural ou paisagístico”.

“Podem ainda, a título excecional, ser considerados e classificados os povoamentos florestais, bosques ou bosquetes, arboretos, alamedas e jardins de interesse botânico, histórico, paisagístico ou artístico”, lê-se no documento.

Os critérios gerais de classificação têm em conta a especial longevidade do arvoredo, aplicada a indivíduos ancestrais, centenários ou milenares e ainda a outros que, pela sua excecional idade para a espécie respetiva, sejam representativos a nível nacional dos exemplares mais antigos.

O arvoredo classificado como sendo de Interesse Municipal será sinalizado por meio de placa identificativa.


Conteúdo Recomendado