Romaria de Nossa Senhora da Assedace em Casais de Folgosinho (Gouveia)

As atividades são de caráter gratuito, sendo, no entanto, necessária inscrição prévia que deverá ser feita até 6 de setembro.

A Romaria de Nossa Senhora de Assedace decorre no próximo dia 8 de setembro, num evento anual que assinala a celebração da transumância, evocando a descida dos rebanhos da Serra da Estrela.


A Nossa Senhora da Assedace é a “protetora dos pastores e do gado da Serra da Estrela”, sendo a sua capela, isolada nos Casais de Folgosinho e situada a 935 metros de altitude, consequentemente “um local de culto, peregrinação, promessas e bênçãos”.


A festa começa no dia 7 de setembro, “acorrendo muitas pessoas ao local para ali pernoitarem e viverem intensamente o ambiente de fé e festa em torno da Nossa Senhora da Assedace”.


O programa do dia 8 inicia-se pelas 09h00, com concentração junto à capela, para, pelas 09h30, decorrer a caminhada interpretativa pelos Casais de Folgosinho.


Pelas 12h00, seguem-se as celebrações religiosas da Eucaristia e da Procissão, organizadas pela Irmandade das Almas e conduzidas pelo pároco de Folgosinho.


No período da tarde, haverá, ainda, lugar para a tradicional merenda e para a arrematação de oferendas.
Esta tradição integra este ano a rede cultural “Terras da Transumância constituída pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o objetivo de valorizar o património do território e aumentar o número de visitantes a locais emblemáticos de património cultural e natural.


As atividades são de caráter gratuito, sendo, no entanto, necessária inscrição prévia que deverá ser feita até 6 de setembro, no Posto de Turismo de Gouveia ou através de email (turismo@cm-gouveia.pt).


Conteúdo Recomendado