Relatório da OCDE destaca modelo de ensino Faculdade de Ciências da Saúde da UBI

Fonte: http://intranet.fcsaude.ubi.pt/dokeos

“Reviews of Health Care Quality: Portugal”, produzido Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera relevante o modelo de ensino inovador, interativo e com integração multidisciplinar.

O ensino inovador na área da Medicina é umas das vertentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) destacada num relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O estudo intitula-se “Reviews of Health Care Quality: Portugal” e, a pedido do Governo português, faz uma análise da situação dos cuidados de saúde, incluindo o contexto de formação dos novos médicos.

No caso da FCS, a metodologia adotada assente num ensino inovador, baseado na resolução de problemas, com integração multidisciplinar e um sistema mais interativo e baseado em tutorias é assinalado pelos autores do documento. A preparação dos alunos de medicina para trabalharem em saúde comunitária é igualmente elogiada no relatório.

Também a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, que foi aprovada na mesma altura que a FCS-UBI, recebeu a mesma caracterização. A decisão de criação das unidades universitárias da Covilhã e o Minho remonta a 1998.

O próprio processo de candidatura da UBI ao ensino da saúde compreendia a criação de um modelo pedagógico distinto do que se fazia até então, propondo um sistema de ensino integrado, baseado no estabelecimento de objetivos e recorrendo, sempre que possível, à aprendizagem baseada em problemas. É dada ênfase à aprendizagem por parte do aluno, em detrimento dos processos que conduzem ao “armazenamento” de informação. Um terceiro pressuposto do projeto aponta para o controlo continuado da metodologia pedagógica.

Os primeiros estudantes de Medicina da UBI iniciariam o curso no ano letivo de 2001/2002. Desde então, a Faculdade já formou 644 médicos, estando este ano inscritos no último ano 126 alunos, de um total de 872 em formação.

Além do mestrado integrado em Medicina, a Faculdade de Ciências da Saúde ministra ainda licenciaturas em Ciências Biomédicas e Optometria – Ciências da Visão e Ciências Farmacêuticas (mestrado integrado). Tem os cursos de 2º Ciclo Ciências Biomédicas, Gerontologia, Optometria em Ciências da Visão e doutoramentos (3º Ciclo) em Biomedicina, Ciências Farmacêuticas e Medicina.

No plano da Investigação, a FCS incorpora uma unidade de investigação o CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, que tem por missão promover investigação científica de grande qualidade nas áreas clínicas, bioquímicas e epidemiológicas.

Está também intimamente ligada ao UBIMedical, um centro de investigação e incubação de empresas ligadas à área da saúde.

“Reviews of Health Care Quality: Portugal”, pedido do Ministério da Saúde, foi apresentado na quarta-feira, dia 27, em Lisboa. Quanto ao sistema de saúde português, estudo conclui que uma “das características mais marcantes da resposta à crise tem sido o compromisso com a qualidade e a preservação de um sistema universal financiado publicamente”.

O sistema de informação existente merece também um elogio dos peritos da OCDE, que consideram que “Portugal tem uma impressionante quantidade de informação” sobre cuidados de saúde primários e hospitalares, bem como sobre indicadores de saúde da população.


Conteúdo Recomendado