Projeto do órgão da Sé da Guarda foi apresentado na sexta-feira

O novo Órgão de Tubos será construído pela Organaria Frédéric Desmottes (Espanha), terá um total de 2730 tubos e será instalado sobre a porta principal da Catedral.

Na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, o projeto do novo órgão de tubos da Sé Catedral da Guarda foi apresentado juntamente com a campanha de angariação de fundos para a sua construção.


A sessão de apresentação contou a presença do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa e com a participação do Coro do Centro Cultural da Guarda.


O novo Órgão de Tubos será construído pela Organaria Frédéric Desmottes (Espanha), terá um total de 2730 tubos e será instalado sobre a porta principal da Catedral.


O projeto e a campanha de angariação de fundos para o órgão de tubos podem ser acompanhados através das redes sociais ou através do site criado especialmente para a ocasião.


Para os promotores da campanha “devolver o órgão de tubos à Catedral é, ao mesmo tempo, um gesto de fé, de gratidão e de legado cultural para as próximas gerações. Esta é uma oportunidade para todos participarmos de um projecto que enriquece a cultura musical da região da Guarda e do interior”.


Segundo informação divulgada pela Diocese da Guarda, o investimento a realizar na construção e instalação do órgão da Sé é de 950 mil euros, sendo 800.000 euros para o instrumento e cerca de 150 mil euros para a instalação.


O projecto tem o financiamento de 500 mil euros, resultantes da candidatura da Direcção Regional de Cultura do Centro aos Fundos Europeus e a Diocese da Guarda tem também o compromisso de comparticipar, com cerca de 300 mil euros no financiamento.


Conteúdo Recomendado