Começou na sexta-feira e prolonga-se até quarta-feira, nos Centros Escolares de Seia e de São Romão, a segunda edição do programa de educação sanitária “Zoonoses”.
O programa visa despertar nos alunos o gosto pelos animais, sejam eles de estimação, da quinta ou selvagens, e sensibilizá-los para os cuidados de saúde e de higiene a ter com os mesmos (alimentação, vacinação e esterilização).
A iniciativa é da Rede de Bibliotecas Escolares de Seia (RBEMS) e está a ser implementada em parceria com o Município de Seia, através do Gabinete Veterinário, e a Direção Geral de Saúde / Delegação de Saúde de Seia, abrangendo um total de 330 crianças do 1º ciclo, respetivamente alunos do 3º e 4º ano do Agrupamento de Escolas de Seia e do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho.
Um dos principais objetivos do “Zoonoses”, cuja primeira edição se realizou durante o ano letivo de 2013/1014, “é o incremento de informação acerca dos riscos para a saúde dos humanos aquando a vivência e contacto direto com os animais. Sob o mote “animais sãos, donos saudáveis”. Aqui, é explicado às crianças que doenças podem ser transmitidas pelos animais (por exemplo micoses, alergia ao pelos dos animais, toxoplasmose, brucelose, leptospirose…) e quais os procedimentos a ter consideração quando se têm animais, concretamente a necessidade de vacinação e os cuidados de higiene a ter para evitar a propagação de doenças.
Naquela que é uma ação de prevenção junto de crianças, por sua vez, “procura-se consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde e sensibilizar para o não abandono dos animais e, paralelamente, incentivar os alunos e as suas famílias à adoção de um animal, tendo neste âmbito o veterinário municipal endereçado o convite às escolas para a realização de visitas ao canil municipal” refere o comunicado da autarquia.
Programa “Zoonoses” sensibiliza crianças de Seia para cuidados a ter com animais
Trata-se de um projeto de educação para a saúde e cidadania nas escolas do 1º ciclo de Seia.