Precisa de abastecer? Gasóleo fica mais barato, mas gasolina encarece

As previsões divulgadas pelo Ministério das Finanças, no final da semana passada, revelam que o gasóleo poderá descer até 6,8 cêntimos, ao passo que a gasolina deverá aumentar um cêntimo.

As previsões divulgadas pelo Ministério das Finanças, no final da semana passada, revelam que o gasóleo poderá descer até 6,8 cêntimos, ao passo que a gasolina deverá aumentar um cêntimo.


Os preços dos combustíveis deverão registar, esta segunda-feira, um comportamento misto, com o gasóleo a ficar mais barato e a gasolina a encarecer. As previsões divulgadas pelo Ministério das Finanças, no final da semana passada, revelam que o gasóleo poderá descer até 6,8 cêntimos, ao passo que a gasolina deverá aumentar um cêntimo.

Também uma fonte do setor indicou ao Notícias ao Minuto que as previsões apontavam para uma diminuição de seis cêntimos no caso do gasóleo e para um acréscimo que poderia chegar aos três cêntimos no caso da gasolina.

Perante as previsões, o Governo decidiu manter os descontos nos impostos dos combustíveis. “Na próxima semana, as taxas unitárias do ISP ficarão inalteradas, mantendo-se a aplicação dos descontos atualmente em vigor”, podia ler-se no comunicado enviado pelo Ministério tutelado por Fernando Medina, na sexta-feira.

No mesmo dia, o ministro das Finanças, Fernando Medina, disse que os portugueses pagam agora menos 27 cêntimos por litro de combustível do que pagariam sem as medidas fiscais implementadas pelo Governo para mitigar o impacto dos preços da energia.

“Cada português paga hoje menos 27 cêntimos por litro quando vai à bomba de gasolina do que pagaria sem qualquer medida pública. Repito: sem as medidas que tomámos na área fiscal, os portugueses pagariam mais 27 cêntimos por litro de combustível do que hoje pagam”, disse durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da discussão sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) recebeu 400 denúncias relacionadas com o aumento do preço dos combustíveis, afirmou o inspetor-geral Pedro Portugal Gaspar, no sábado, assegurando que continuará a ser feito o acompanhamento do mercado.


Conteúdo Recomendado