Politécnico da Guarda forma técnicos especializados em cibersegurança e redes informáticas

A Academia Fortinet, ministra formação avançada a profissionais de cibersegurança nos cinco continentes, funciona a partir da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) começou a formar técnicos especializados em cibersegurança e redes informáticas para integrarem empresas portuguesas e instituições públicas.


“Estes cursos resultam de uma parceria com a Fortinet, uma das maiores empresas mundiais no setor da cibersegurança, sediada na Califórnia, e fornecem competências informáticas para prevenir e responder a ciberataques”, adianta o IPG em comunicado.


A Academia Fortinet, ministra formação avançada a profissionais de cibersegurança nos cinco continentes, funciona a partir da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.


“Os cursos vão aumentar a literacia informática dos técnicos e estudantes que os frequentem”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda.


“Há uma escassez conhecida de recursos humanos na área das tecnologias de informação que expõem as vulnerabilidades dos sistemas e, por isso, estamos a qualificar técnicos para colmatarem uma necessidade clara no mercado de trabalho português e internacional”, explica a mesma fonte.


A Academia Fortinet está desde janeiro a lecionar dois módulos: “Fortinet Routing” e “Fortinet Infrastructure”, respetivamente, para as áreas de cibersegurança e de configuração de redes informáticas.


“Trata-se de um curso muito completo para formar técnicos de excelência, preparados para preservar empresas e entidades públicas de ataques cibernéticos”, afirma Pedro Pinto, docente do Politécnico da Guarda e coordenador da Academia Fortinet, referindo ainda que “os participantes terão 40 horas de formação teórica e prática, exclusivamente online, através de uma plataforma desenhada pela parceira Fortinet”.


Os conteúdos programáticos dos cursos estão disponíveis na plataforma digital da Academia Fortinet, cabendo ao IPG lecionar os conteúdos teóricos e acompanhar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos seus alunos. Após conclusão dos cursos, a Academia Fortinet atribuirá uma certificação internacional a todos os formandos.


A relação de parceria entre as duas entidades deu-se no início do ano passado aquando da formalização da Academia Fortinet. O IPG foi um dos primeiros parceiros em Portugal a integrar o programa “Academia Fortinet”.


O Politécnico da Guarda rematou adiantando que, para além desta gigante mundial da informática, formalizou ainda uma parceria com as portuguesas Securnet e Noesis, que se instalaram igualmente no Instituto.


Conteúdo Recomendado