Evento Terminado em 2022-09-16 23:00:00

Pinhel acolhe eleição da “Rainha das Vindimas de Portugal”

Início: 2022-09-16 21:30:00
Fim: 2022-09-16 23:00:00
Local do Evento: Praça Sacadura Cabral
Entidade Promotora: Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV)

Além da “Rainha das Vindimas”, serão eleitas duas Damas de Honor, havendo também a atribuição dos Prémios “Fotogenia” e “Simpatia”.

No último ano em que defende o título de “Cidade do Vinho”, Pinhel acolhe pelo segundo ano consecutivo a fase final do concurso “Rainha das Vindimas de Portugal”, uma iniciativa promovida em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP).


Após a seleção das candidatas dos municípios que aderiram ao projeto, a eleição da “Rainha das Vindimas de Portugal 2022” está agendada para o próximo sábado, dia 17 de setembro, a partir das 21h30, numa Gala que terá lugar na Praça Sacadura Cabral (junto ao Pelourinho), em Pinhel.


Nesta edição, candidatam-se ao título de Rainha das Vindimas de Portugal 17 jovens que representam outros tantos municípios associados da AMPV, entre os quais o Município de Pinhel.


De referir que este concurso se realiza anualmente desde 2009, numa estreita colaboração entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e os municípios detentores do título de “Cidade do Vinho”, título que cabe a Pinhel desde 2020 e cujas ações irão prolongar-se até ao final de 2022.


Este concurso tem como objetivo “a preservação das tradições e da cultura rural mais genuína do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas”.


Assim, as candidatas ao título representam municípios associados da AMPV e são eleitas em concursos organizados pelos próprios municípios, antes da sua apresentação na gala nacional.


Para a edição de 2022 está confirmada a presença e participação de candidatas em representação dos municípios de Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Lamego, Palmela, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Tábua, Torres Vedras e Viana do Castelo.


“Afastando-se do modelo dos tradicionais concursos de beleza ou de eleição de “misses”, a AMPV pretende que este concurso assuma um estatuto próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural”, lê-se no comunicado enviado pela Câmara Municipal de Pinhel.


Assim, a apresentação e promoção de “sabores regionais”, uma entrevista com o júri e um “convite enoturístico” para visita ao território que representam, para além do desfile em traje regional e em vestido de Gala, são as provas pontuadas pelo júri.


Além da “Rainha das Vindimas”, serão eleitas duas Damas de Honor, havendo também a atribuição dos Prémios “Fotogenia” e “Simpatia”.


Este ano, e como novidade, a organização decidiu promover, pela primeira vez, o prémio “A Mais Popular Online”, estando as votações a decorrer até às 24h00 do dia 16 de setembro AQUI.


Conteúdo Recomendado