Oito detidos no âmbito de processos de revalidação de cartas de condução

A PJ da Guarda adianta que as detenções ocorreram no âmbito da operação denominada “Consulta Zero”.

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de oito suspeitos de associação criminosa, corrupção, falsificação de documentos, evasão fiscal e branqueamento de capitais, no âmbito de processos de revalidação de cartas de condução, no distrito de Castelo Branco.

Segundo um comunicado do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda, os oito indivíduos detidos e identificados, sete homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e os 74 anos, são suspeitos de integrarem uma associação criminosa, “responsável pela prática de crimes de corrupção no setor privado, falsificação de documentos e outros ilícitos”.

“Esta atividade ilícita ocorria no âmbito de processos de revalidação de cartas de condução automóvel, com recurso a falsos atestados médicos e/ou certificados de aptidão física e mental, sem prévia consulta de avaliação pessoal, suspeitando-se que terão beneficiado aproximadamente oito mil indivíduos”, refere a fonte.

A PJ da Guarda adianta que as detenções ocorreram no âmbito da operação denominada “Consulta Zero”.

A ação policial incluiu a realização de três dezenas de buscas, domiciliárias e outras, tendo sido “já identificados milhares de condutores, três escolas de condução, quatro estabelecimentos comerciais, que também prestam diversos serviços especializados, designadamente como intermediários junto do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), e, pelo menos, dois médicos, com aqueles conluiados, todos maioritariamente residentes e sediados nos concelhos do Fundão, Covilhã, Castelo Branco e Idanha-a-Nova”.

“Até à presente data e no âmbito da mesma investigação, foram já identificadas e constituídas arguidas cerca de quatrocentas pessoas”, adianta.

Ainda de acordo com a PJ, a operação “Consulta Zero”, que permitiu a “apreensão de relevantes elementos de prova”, contou com a presença de, aproximadamente, cinquenta operacionais daquela polícia, incluindo vários peritos das Unidades Nacionais de Perícia Financeira e Contabilística, de Tecnologia Informática e do Laboratório de Polícia Científica.

Os detidos vão ser presentes às competentes autoridades judiciárias para interrogatório judicial e eventual submissão a medidas de coação.


Conteúdo Recomendado