Obra de ampliação das instalações do Centro de Apoio Social de Pala já foi inaugurada

A inauguração do equipamento contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

A obra de ampliação das instalações do Centro de Apoio Social de Pala, no concelho de Pinhel, financiada ao abrigo do PARES 3.0, foi inaugurada na passada segunda-feira, dia 19 de dezembro.


A inauguração do equipamento contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.


Rui Ventura congratulou-se pelo trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio Social de Pala ao longo dos últimos anos, “trabalho que culminou com esta terceira ampliação que irá permitir acolher mais 18 utentes em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas”, a somar aos 19 lugares já existentes.


Dirigindo-se à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o autarca pinhelense sublinhou a importância do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, ao abrigo do qual a instituição conseguiu apoio financeiro para concretizar as duas fases do lar, complementado pelos apoios do Município de Pinhel.


O Presidente da Câmara aproveitou ainda para partilhar uma necessidade e um desejo, para o qual gostaria de contar com o apoio do Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho, e que consiste “na adaptação de edifícios existentes nas aldeias de modo a transformá-los em “centros de convívio” onde as pessoas poderiam passar algum tempo e fazer as refeições principais que seriam fornecidas pela IPSS mais próxima”.


A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ouviu e aproveitou para felicitar o Centro de Apoio Social de Pala por ser o primeiro projeto PARES 3.0 (3ª Geração) a ficar concluído em Portugal. E porque “quem trabalha bem deve ser recompensado, o projeto irá ter um prémio de 10% sobre o apoio aprovado”, acrescentou a governante.


A Ministra Ana Mendes Godinho trouxe também algumas novidades que, em breve, irão contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas IPSS, nomeadamente a nível da formação dos trabalhadores do sector social, com a criação de um “Centro da Economia e da Inovação Social” que irá ficar instalado na cidade da Guarda.


Conteúdo Recomendado