Município da Covilhã apoiou trinta instituições de solidariedade do concelho

Entre as instituições que tiveram direito a esta verba encontra-se o Lar de São José, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, o Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade, entre outros.

A Câmara Municipal da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, apoiou trinta Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, numa medida que se enquadra “no conjunto de ações de proteção e apoio” e estas instituições privadas, a lares e centros sociais.


Segundo informação divulgada ontem, dia 21 de dezembro, pela autarquia, o grande objetivo desta medida é “ajudar as IPSS do Concelho da Covilhã, que têm feito um esforço no atual panorama de agravamento socio- económico”.


O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, reconhece que “houve um agravamento dos custos, por isso, e para fazer face a esses gastos a autarquia disponibilizou 350 mil euros de forma equitativa, equilibrada e justa”.


“A distribuição de verbas tem como base critérios objetivos que incluem o número de utentes e o número de colaboradores de cada instituição”, refere a mesma fonte.


Entre as instituições que tiveram direito a esta verba encontra-se o Lar de São José, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, a Associação Socorros Mútuos – Mutualista Covilhanense: Centro Comunitário Apoio ao Idoso, o Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade, entre outros.


“As IPSS desempenham um papel fundamental na nossa comunidade, protegendo e cuidando dos que mais precisam. O Município, no âmbito das suas atribuições na área do apoio social, está sempre disponível para ajudar estas instituições. É o que temos feito e vamos continuar a fazer”, concluiu o autarca.


O Município pretende, desta forma, “minimizar os impactos com os custos inerentes aos consumos de água, eletricidade, gás e combustível, referentes aos anos de 2022 e de 2023, tendo em conta a atual conjuntura sócio económica”.


Conteúdo Recomendado