Norte e Algarve são as únicas regiões com todas as maternidades em pleno no Natal

No Centro, apenas encerra o bloco do Hospital Sousa Martins (ULS Guarda) das 19h00 de dia 24 às 09h00 de dia 25.

A região Norte e o Algarve vão manter a totalidade dos blocos de parto a funcionar no Natal, todas as outras regiões têm constrangimentos e em Lisboa e Vale do Tejo haverá partilha de recursos e fechos alternados.


De acordo com a informação divulgada hoje, dia 22 de dezembro, pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os 13 blocos de partos da região Norte estarão a funcionar de forma ininterrupta de 23 e 25 de dezembro, o mesmo acontecendo com os dois blocos de partos do Algarve.


No Centro, encerra o bloco do Hospital Sousa Martins (ULS Guarda) das 19h00 de dia 24 às 09h00 de dia 25 e, no Alentejo, os condicionamentos serão em Beja (ULS Baixo Alentejo), que estará encerrada das 08h00 de dia 25 até às 08h00 de dia 26.


A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) é aquela em que há mais condicionamentos, com diversos centros hospitalares a partilharem recursos para conseguirem manter pelo menos um bloco de partos na sua área de influência.


Assim, o Centro Hospitalar do Oeste, o Centro Hospitalar do Médio Tejo e o Hospital Distrital de Santarém vão partilhar recursos para garantir o acesso a pelo menos um Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia na sua área de influência.


No Centro Hospitalar do Oeste, o bloco das Caldas da Rainha encerra das 08h00 de dia 23 às 08h00 de dia 26, no Médio Tejo será Abrantes a fechar das 08h00 de dia 24 às 08h00 de 25 e em Santarém estará fechado o serviço das 08h00 do dia de Natal até às 08h00 de dia 26.


Ainda em Lisboa e Vale do Tejo, o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, o Hospital Garcia de Horta e o Centro Hospitalar de Setúbal também vão partilhar recursos, garantindo o acesso a pelo menos dois Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia na sua área de influência. O que está previsto é que encerre o serviço no Hospital São Bernardo (Setúbal) das 08h00 de dia 23 até às 08h00 de dia 26.


Segundo a informação divulgada hoje, e publicada na imprensa, também o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e os hospitais Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Beatriz Ângelo (Loures), o de Vila Franca de Xira e o de Cascais vão trabalhar em rede, partilhando recursos para garantir o acesso a, pelo menos, quatro Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e aos Serviços/Unidades de Neonatologia na sua área de influência.


Com esta partilha de recursos, está previsto o encerramento da maternidade de Vila Franca de Xira, entre as 08h00 de dia 23 e as 08h00 de dia 26, e dos blocos dos hospitais São Francisco Xavier e Professor Doutor Fernando Fonseca, entre as 20h00 de dia 23 e as 08h00 de dia 26.


Na nota divulgada hoje, a direção executiva do SNS reitera a importância de, antes do recurso a unidades de saúde, os utentes contactarem previamente o SNS 24 (808 24 24 24) e, em situações de emergência, o 112.


As alterações são justificadas pelas contingências à plenitude de funcionamento da rede de maternidades identificadas no período de Natal e Ano Novo.


A resposta articulada foi organizada “de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos”, acrescenta a nota.


A informação hoje publicada nos jornais indica ainda que no dia 24 estarão abertos 221 centros de saúde, cujos horários podem ser consultados no portal do SNS, e no dia de Natal estarão abertos 180.


Quanto ao período do Ano Novo, a resposta articulada das maternidades ainda está a ser ultimada, pelo que a informação das unidades que estarão encerradas será divulgada durante a próxima semana.


Conteúdo Recomendado