NEST – Centro de Inovação do Turismo inaugurado hoje na Covilhã

O NEST visa promover a inovação na cadeia de valor do turismo e apoiar a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo, projeto âncora do Turismo 4.0, uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, foi inaugurado hoje na Covilhã com o objetivo de promover a inovação na cadeia de valor do turismo, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.

O Centro de Inovação do Turismo tem como missão fomentar o empreendedorismo enquanto veículo de inovação e criação de novas empresas, transferir conhecimento para as empresas, antecipar e desenvolver respostas para as mudanças do futuro no turismo, formando e capacitando empresas e recursos humanos para a área da inovação, explica comunicado da autarquia covilhanense.

Segundo a mesma fonte, para além de promover serviços de aceleração e incubação de startups, em articulação com uma rede de incubadoras, bem como identificar as tendências internacionais de inovação no turismo, apoiando também a promoção internacional da inovação feita em Portugal, o NEST – Centro de Inovação do Turismo pretende ainda criar uma plataforma de E-learning, com conteúdos feito à medida pelos vários parceiros, tendo como prioridades a experiência dos turistas, big data & analytics, soluções em sustentabilidade e competências digitais.

Na ocasião esteve presente a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que afirmou que “este Centro é um instrumento-chave para afirmar Portugal como uma referência mundial na inovação no Turismo” e acredita que o facto de a sua localização estar no interior é porque “acreditamos que é aqui que a inovação vai cada vez mais acontecer e para utilizar o Turismo como instrumento de dinamização e mobilização do território”.

Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e também Presidente da Direção do NEST, inaugurar a sede do NEST na Covilhã simboliza também que “estamos a reforçar a criação de valor por todo o território, ao longo de todo o ano, que são objetivos da Estratégia Turismo 2027”. “Queremos posicionar Portugal como hub de inovação do setor do turismo e um polo de referência internacional em termos de empreendedorismo e desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor”, remata.

O NEST é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, constituída em fevereiro de 2019 por oito entidades: ANA Aeroportos, Brisa / Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS, BPI e Turismo de Portugal.


Conteúdo Recomendado