Municípios da Cova da Beira melhoram eficiência energética

Transferir (4)

Os aparelhos, que vão substituir equipamentos como radiadores óleo ou termoventiladores, vão ser instalados em edifícios dos municípios e em instituições de solidariedade social.

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) está a substituir 1.650 equipamentos de climatização obsoletos, um investimento de 651 mil euros que vai permitir poupar anualmente 550 mil euros.

“Estão já instaladas 160 bombas de calor nos municípios de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal e Seia, decorrendo a instalação nos municípios de Trancoso e Penamacor”, adiantou, em comunicado enviado à agência Lusa, aquela entidade que representa 13 concelhos da Beira Interior.

Os aparelhos, que vão substituir equipamentos como radiadores óleo ou termoventiladores, vão ser instalados em edifícios dos municípios e em instituições de solidariedade social.

De acordo com o organismo, a intervenção contempla a troca de 1.650 equipamentos de climatização por 550 bombas de calor de maior eficiência energética, com o apoio de um sistema de telegestão.

A medida é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo de Energia.

Segundo a AMCB, “no final, a redução do consumo anual de energia elétrica será de 88% menos face aos equipamentos existentes”.

“Os benefícios esperados da implementação desta medida é a redução de 5.332.564 kWh [quilowatts]/ano, equivalentes a custos evitados de fornecimento de energia elétrica de 550.320,60 euros/ano”.

A Associação de Municípios da Cova da Beira foi constituída em 1981 por quatro municípios e é atualmente composta por 13 associados dos distritos da Guarda e de Castelo Branco: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado