Presidente da AR realça importância do ensino superior para as cidades médias

Design Sem Nome 12

Joaquim Brigas defendeu que as instituições de ensino superior do Interior têm de ser “estimadas, alavancadas e promovidas”.

O presidente da Assembleia da República defendeu ontem que a política para o ensino superior deve ser conjugada com a política para as cidades de média dimensão, considerando que as instituições são fatores de desenvolvimento e de atração.

“Precisamos que a nossa política para o ensino superior se conjugue com a política para as cidades médias – [o que] implica ter muita atenção ao fluxo e à mobilidade das pessoas. Precisamos de pensar o nosso território e o que pode ser a coesão do território”, sublinhou Augusto Santos Silva durante a sessão comemorativa dos 44 anos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

O vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Jorge Conde destacou a importância das instituições de ensino superior nas regiões onde estão sediadas.

“O ensino superior tem feito o papel de ser relevante nas localidades onde está. Hoje está em mais de 140 concelhos. É um papel que nem sempre – quer pelo poder local, quer pelo poder central – tem sido percecionado pela importância que tem”, apontou.

Apesar de tudo, o dirigente do CCISP, que também é presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, considera que o momento “não é assim tão mau”.

“É mais ou menos opinião generalizada entre os politécnicos que os governos de António Costa foram seguramente dos melhores que o ensino superior teve e seguramente dos melhores para o ensino superior politécnico, porque foi o momento em que conseguimos muitas conquistas”, salientou Jorge Conde.

Aproveitando a presença do presidente da Assembleia da República, Jorge Conde realçou a “aprovação, há um ano, a possibilidade de os politécnicos poderem lecionar doutoramentos e de se poderem vir a transformar em universidades politécnicas”.

“Estes serão dois dos dados mais importantes para o ensino superior politécnico e para as regiões onde estamos”, sustentou.

O vice-presidente do CCISP deixou “uma mensagem de positividade” para se “aproveitar o momento que não se repetirá no futuro para criar um conjunto de armas para melhorar o ensino superior”.

O presidente do IPG, Joaquim Brigas, ressalvou “não ser tão positivo” quanto Jorge Conde e apontou duas limitações que o governo cessante está a colocar às instituições como ao Politécnico da Guarda.

O dirigente do IPG apontou a falta de uma nova residência para estudantes e os obstáculos levantados “de forma totalmente cega” à matrícula de novos estudantes estrangeiros.

O dirigente apela para que o próximo governo acabe com as atuais limitações à matrícula dos candidatos estrangeiros.

Joaquim Brigas defendeu que as instituições de ensino superior do Interior têm de ser “estimadas, alavancadas e promovidas”.

O presidente do Conselho Geral do IPG, Carlos Martins, também destacou o papel que o IPG tem vindo a desempenhar desde que foi criado em 1980 e que por isso surpreende que “frequentemente seja subestimado no debate sobre o despovoamento na região”.

O dirigente salientou que “os 14 municípios que compõem este distrito deveriam encarar o IPG não apenas como um parceiro estratégico, mas como um elemento essencial para atração populacional e dinamismos das estruturas empresariais”.

A presidente da Associação Académica da Guarda, Beatriz Silva, evidenciou, por seu lado, a necessidade de mais alojamento estudantil, lamentando que não tenha sido aprovada uma única residência para o IPG.

Defendeu ainda a melhoria da rede nacional de transportes públicos para a região.

Na cerimónia comemorativa do aniversário do IPG foram entregues diversos prémios e distinções, bem como certificados de mérito a colaboradores do IPG e alunos medalhados no âmbito do Desporto Universitário.


Conteúdo Recomendado