Municípios aliam-se para instalar polo do Centro Europeu de Música em Portugal

Sete municípios estabeleceram hoje em Mafra um acordo para instalarem a extensão portuguesa do Centro Europeu de Música (CEM) e cooperarem na programação cultural.

O acordo foi assinado pelos municípios de Braga, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Grândola, Lisboa, Mafra e Porto.

“O que se está a passar é único e exemplar com presidentes de câmara a estabelecerem uma aliança em torno da música”, disse o presidente do Centro Europeu de Música, Jorge Chaminé, na cerimónia de apresentação do projeto e de assinatura do memorando de entendimento.

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, elogiou a “admirável conjugação de esforços dos vários municípios”, defendendo que “é uma aliança ambiciosa”.

“Queremos cooperar no propósito comum de reforçar os programas culturais nos nossos territórios e queremos fazê-lo através do CEM”, afirmou o presidente da câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva, acreditando que a aliança estabelecida “vai dar frutos”.

O presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, defendeu que a “cultura é o que permite atingir o desenvolvimento que [se pretende] e combater o obscurantismo”.

O CEM vai constituir-se como um espaço de investigação e inovação a partir da música e nesta fase conta já com três programas, em desenvolvimento: Via Scarlatti, Música e Oceanos e Música e Ecologia.

No âmbito do Via Scarlatti, “Passarola” é o primeiro projeto de pesquisa e criação cultural, que foi hoje apresentado.

Os músicos Pedro Emanuel Pereira, Vítor Joaquim e Rui Gato juntaram-se e, a partir da Sonata em si menor K.87 de Scarlatti, criaram uma obra musical e visual, numa abordagem que junta a música de Scarlatti e o “Memorial do Convento”, de José Saramago, que romanceia o momento em que Scarlatti vê pela primeira vez a ‘Passarola’, invenção do padre português Bartolomeu de Gusmão.

O CEM vai ficar sediado em Mafra dada a relação histórica entre esta vila e a música, que remonta à construção do Palácio Nacional de Mafra, e a futura instalação nesta vila do Museu Nacional da Música, do polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do Arquivo Nacional do Som, que reforçam essa ligação.

Contudo, o CEM vai ter uma programação a abranger diversos territórios nacionais e vai funcionar em articulação com as cidades parceiras.

Concebido pelo português Jorge Chaminé como uma “iniciativa musical, pedagógica, científica e cultural” de caráter inédito na Europa, o Centro Europeu de Música está localizado no subúrbio parisiense de Bougival.


Conteúdo Recomendado