Município de Seia vai reflorestar 10 hectares de área com plantas autóctones

Com uma área de cerca de 136 hectares, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Mata do Desterro é ocupada, essencialmente, com pinheiros-bravos.

O município de Seia, no distrito da Guarda, vai reflorestar 10 hectares de área com plantas autóctones, com a realização de duas ações de reflorestação agendadas para domingo e para o dia 27.

Segundo a autarquia de Seia, presidida por Luciano Ribeiro, as ações de reflorestação decorrem em área protegida, nos Viveiros Florestais da Portela do Arão e na Mata do Desterro.

A primeira ação de reflorestação acontece no domingo, com a plantação de 1.600 medronheiros no Viveiro Florestal da Portela do Arão, em Valezim.

“O plantio incidirá nos socalcos laterais aos patamares, em cerca de dois hectares. A reflorestação sucede à recente reabilitação dos viveiros, implementada pelo município de Seia no âmbito do projeto ‘Floresta Viva’ do OPP 2018 – Orçamento Participativo de Portugal, tendo em vista a reativação dos viveiros para produção de plantas e desenvolvimento de ações de educação ambiental”, referiu a autarquia de Seia em comunicado enviado à agência Lusa.

O município acrescentou que a outra iniciativa, que acontecerá no dia 27, também um domingo, na Mata do Desterro, abrange uma área de cerca de oito hectares e integra o projeto de recuperação florestal de área ardida, que foi iniciado em 2020.

“Assim, em continuidade ao trabalho de controlo de vegetação espontânea, a ação englobará a retancha de plantas autóctones (castanheiro, carvalho e medronheiro) que não vingaram nesse ano”, lê-se.

A Mata do Desterro é propriedade da EDP e é gerida pela Câmara Municipal de Seia desde 2007, através do regime de comodato, tendo em vista o aproveitamento dos recursos existentes no local para o desenvolvimento de atividades de investigação, educação ambiental, turismo e lazer.

Com uma área de cerca de 136 hectares, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Mata do Desterro é ocupada, essencialmente, com pinheiros-bravos.

À semelhança de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, as ações de reflorestação estão abertas à participação de todos os que pretendam colaborar, em regime de voluntariado, lembrou a autarquia de Seia.

A organização aconselhou aos participantes o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho e que se façam acompanhar de um pequeno lanche e de água.

A participação inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade de cada um.

Os interessados em participar podem inscrever-se na página oficial do município de Seia, AQUI.


Conteúdo Recomendado