Município de Seia promove plantação de 500 árvores na Mata do Desterro

A ação de reflorestação visa plantar meio milhar de árvores autóctones em área protegida, afetada pelos incêndios de outubro de 2017.

O Município de Seia, através do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e do Serviço Municipal de Proteção Civil, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Movimento de Cidadãos Por uma Estrela Viva vão promover, este sábado, dia 9 de março, uma ação de reflorestação na Mata do Desterro. O ponto de encontro será junto ao Coreto, na Senhora do Desterro.

Na ação de reflorestação serão plantados cerca de 500 carvalhos alvarinho e negral, espécies endógenas da região, incidindo numa área particularmente afetada pelos incêndios, na Mata do Desterro (Senhora do Desterro).No inverno de 2017/2018 realizaram-se trabalhos de estabilização dos solos naquela área, que permitiu a minimização da erosão dos solos, que em muito contribuíram para a proteção da bacia de drenagem onde é recolhida a água para abastecimento público, criando por sua vez condições para a recuperação dos espaços florestais, refere uma nota da autarquia.

A iniciativa está aberta à participação de todos os que pretendam colaborar, numa ação de voluntariado, encontrando-se limitada a um máximo de 35 pessoas.

A organização aconselha o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, bem como um pequeno lanche e água. A participação na reflorestação inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade dos participantes.

Os interessados podem inscrever-se diretamente aqui ou no site do CISE: www.cise.pt.

Para mais informações contactar a organização através do número de telefone e 238 320 300 ou através do correio eletrónico cise@cise.pt.


Conteúdo Recomendado