Município de Seia entrega armadilhas e alimento a apicultores

2 640x480

Ao todo serão cedidas cerca de 900 armadilhas para os apicultores colocarem nos apiários, com a função de mitigar a captura das abelhas.

No âmbito da estratégia delineada para o combate da Vespa Velutina no concelho, o município de Seia volta a disponibilizar armadilhas a apicultores, tendo em vista o controlo de ninhos existentes e evitando, por outro, a criação e o desenvolvimento de novos ninhos segundo uma nota informativa da autarquia.

A vespa velutina, comummente designada por vespa asiática, representa efetivamente uma ameaça às explorações apícolas do concelho e da região, comprometendo a produção de mel e seus derivados. Só em 2023, o município, através do Serviço Municipal da Proteção Civil, destruiu 649 ninhos, fruto das comunicações pela linha municipal da proteção civil.

“Assim, para controlo e combate desta espécie invasora, o Município repete o apoio à apicultura, conferido pela distribuição de armadilhas e alimento para colmeias aos apicultores do concelho” explica a edilidade.

Ao todo serão cedidas cerca de 900 armadilhas para os apicultores colocarem nos apiários, com a função de mitigar a captura das abelhas, estando igualmente prevista a entrega de 3700kg de alimentação, para 45 apicultores como refere a autarquia.

A entrega acontecerá ao longo desta semana e está enquadrada na candidatura ao POSEUR-03-2215-FC-000 166 da CIMBSE, que tem como objetivo a implementação de uma estratégia de prevenção contra a erradicação da Vespa Velutina na região das Beiras e Serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado