Município de Mêda com orçamento no valor de 14,4 ME para 2022

O orçamento municipal de Mêda foi aprovado por maioria, com sete abstenções da bancada do PS, na Assembleia Municipal realizada no dia 27 de dezembro de 2021, no auditório da Casa Municipal da Cultura.

O município de Mêda, no distrito da Guarda, vai ter um orçamento de 14,4 milhões de euros em 2022, que dá “resposta às necessidades” e aos “novos desafios que se avizinham”, segundo o presidente da autarquia.

O autarca de Mêda, João Mourato (PSD/CDS-PP), salientou tratar-se de “um documento técnico, mas que representa muita ambição”.

“Em tempo recorde, fruto do resultado das eleições autárquicas, com o empenho dos técnicos do município e do executivo, conseguiu desenvolver-se um documento que visa resolver problemas pendentes e estar preparado para dar resposta às necessidades e novos desafios que se avizinham”, afirmou o presidente da autarquia num comunicado hoje divulgado.

O orçamento municipal de Mêda foi aprovado por maioria, com sete abstenções da bancada do PS, na Assembleia Municipal realizada no dia 27 de dezembro de 2021, no auditório da Casa Municipal da Cultura.

As propostas de Mapa de Pessoal, Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) e Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) foram aprovadas por unanimidade.

O orçamento camarário também foi aprovado por maioria pelo executivo municipal liderado pelo PSD/CDS-PP, com o voto favorável dos três elementos da maioria e com a abstenção dos dois vereadores eleitos pelo PS.

Segundo o documento, nas Grandes Opções do Plano para 2022 o município de Mêda prevê um investimento de 1,5 milhões de euros na infraestruturação da nova Área de Acolhimento Empresarial, 500 mil euros na recuperação e requalificação de edifícios no centro histórico da sede de concelho, 550 mil euros no setor da habitação e 315 mil euros no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana.

Na agricultura, estão destinados 132 mil euros para o projeto de construção da barragem e da rede de rega do aproveitamento hidroagrícola da Coriscada e, na educação, reserva 149 mil euros para a requalificação da Escola Básica e Secundária da cidade.

O município liderado por João Mourato inclui no orçamento uma verba de 300 mil euros para a rede viária e 419 mil euros para a requalificação do castelo de Longroiva.

No setor da cultura, atribui 25 mil euros para a musealização do sítio arqueológico do Vale do Mouro e 12.500 euros para a reestruturação do museu municipal, entre outros investimentos.

Os documentos, que também contêm verbas para o setor social e associações, entre outras áreas, destinam 40 mil euros para a elaboração do Guia de Apoio ao Investidor e cinco mil euros para a adaptação da antiga Casa dos Magistrados a incubadora de empresas.

O orçamento camarário de Mêda para este ano é inferior ao de 2021, quando o município era liderado pelo PS, que foi no valor de 14,9 milhões de euros.


Conteúdo Recomendado