Município de Gouveia com programa de animação “Um Verão 5 Estrelas”

O município de Gouveia elaborou um programa de animação de verão que vai decorrer de 05 de julho a 15 de agosto e que inclui atividades nas áreas da cultura, desporto, gastronomia, ambiente e património.

A iniciativa denominada “Gouveia – Um Verão 5 Estrelas” é uma proposta “para que todos vivenciem o verão em Gouveia”, segundo a entidade promotora.

“Tendo em conta o aumento da procura turística que se verificou nos destinos de turismo de interior e natureza no verão de 2020 e que, previsivelmente, deverá também ocorrer neste verão, o município de Gouveia preparou uma proposta que tem como principais objetivos a dinamização da economia local e a atenuação dos efeitos provocados pela pandemia nos agentes turísticos locais”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, a proposta “foi pensada para ter enquadramento nas atuais restrições impostas pelas medidas de combate à pandemia da doença covid-19, como a proibição da realização de desfiles, festas populares, manifestações folclóricas ou outras de qualquer natureza, em espaços ou vias abertos, quer sejam públicos, privados ou equiparados a públicos”.

O programa inclui espetáculos musicais, de teatro, dança, artes performativas, circenses, humorísticas, ‘workshops’ artísticos, iniciativas educativas na área da cultura (como espetáculos de teatro infantil ou iniciativas de sensibilização para a leitura), eventos ecológicos e ambientais (caminhadas, oficinas, ações de sensibilização e concursos de fotografia), atividades desportivas (ginástica, hidroginástica e aulas de atividade física) e um passaporte para “Tapiscar em Gouveia”.

A autarquia presidida por Luís Tadeu adianta que, atendendo à realização do “Gouveia – Um Verão 5 Estrelas”, realizou uma intervenção de manutenção no “Anfiteatro da Cerca”, que será o local “mais indicado para a realização deste tipo de atividades em condições de segurança”.

A fonte também refere que o programa de animação de verão surgiu “para reforçar a oferta de animação da cidade e do concelho, procurando mitigar o impacto económico que resulta da impossibilidade legal de realizar eventos de massas, como é o caso das Festas do Senhor do Calvário”.

“Isto porque, tentar realizar a ‘A Maior Romaria das Beiras’, adaptando-a às atuais restrições legais, com pequenas iniciativas presenciais, significaria desvirtuar por completo um evento que possui um caráter popular e identitário muito forte”, justifica.

Ainda assim, o município de Gouveia, no distrito da Guarda, sublinha que “não deixarão de ser assinalados alguns momentos simbólicos das Festas do Senhor do Calvário”, que serão divulgados no contexto da programação prevista para o mês de agosto.

“A programação prevista para o ‘Gouveia – Um Verão 5 Estrelas’ estará sempre dependente da evolução da situação epidemiológica do concelho e das medidas de combate à pandemia da doença covid-19 que se encontrarem em vigor à altura da realização das atividades”, remata.


Conteúdo Recomendado