Município de Gouveia apoia construção de “Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP”

O protocolo entre as duas entidades foi celebrado na sexta-feira, numa cerimónia realizada em Vila Nova de Tazem.

O município de Gouveia celebrou um protocolo com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem para criação do “Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP [Denominação de Origem Protegida]” naquela localidade.

Segundo a autarquia de Gouveia, o projeto do “Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP”, que totalizará um investimento de 699.314,08 euros, é “relevante, único a nível nacional” e afirma-se “pela sua elevada importância municipal e pública”.

O protocolo entre as duas entidades foi celebrado na sexta-feira, numa cerimónia realizada em Vila Nova de Tazem.

“Em conjunto com esta freguesia, o município de Gouveia irá apoiar a concretização e desenvolvimento da empreitada em 200 mil euros, num reconhecimento e levantamento da riqueza do património local”, referiu a autarquia em comunicado hoje divulgado.

O município adiantou que o projeto do “Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP” surge “do reconhecimento deste produto endógeno para a atividade turística do concelho e da região – um projeto inegavelmente relevante para o Instituto de Turismo de Portugal, já que a entidade irá apoiar a empreitada em 300 mil euros”.

Como o edifício que vai acolher o projeto pertence à Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, caberá a este órgão “a obtenção dos valores necessários” à sua finalização, que “totalizará um investimento de 699.314,08 euros”, acrescentou.

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, esclareceu que “os valores investidos pelo município serão concedidos faseadamente: 100 mil euros serão entregues ao longo do ano de 2022, sendo os restantes 100 mil euros concedidos no momento da realização do auto de receção provisória – início do ano de 2023”.

O município presidido por Luís Tadeu irá ainda prestar apoio técnico e jurídico, “traduzindo-se na integração do pessoal técnico qualificado para integrar os júris dos procedimentos de contratação pública, na fiscalização e execução da empreitada, bem como na assessoria e execução dos contratos de gestão e exploração do projeto”.

O concelho de Gouveia faz parte da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela, que também abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.


Conteúdo Recomendado