Associação de Municípios da Cova da Beira com orçamento de 2,3 milhões de euros

A associação apontou que este será um ano marcado pela elaboração e apresentação de novas candidaturas.

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), com sede em Belmonte, aprovou, para 2022, um orçamento de dois milhões e trezentos mil euros, que estará focado na apresentação de candidaturas aos fundos comunitários.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, é referido que o documento foi aprovado em assembleia intermunicipal daquele organismo, que agrega 13 municípios da Beira Interior e que é atualmente liderado pelo presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura.

A associação apontou que este será um ano marcado pela elaboração e apresentação de novas candidaturas, tendo em conta os projetos a decorrer do atual quadro comunitário, bem como a entrada em vigor do Portugal 2030 e a aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo ressalvou a organização, também vai continuar “a promover e a desenvolver ações que, ao longo dos anos, se afirmaram como instrumentos diferenciadores dos municípios que a constituem”, designadamente ao nível do desenvolvimento sustentável, da melhoria das condições de vida das populações, da promoção da mobilidade e da inovação e do planeamento territorial.

“Será prosseguida, com sensibilidade e bom senso, a missão de bem servir os nossos associados, procurando reforçar os fortes laços existentes, num trabalho interativo e de sustentabilidade do nosso território, sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e equilibrado”, acrescentou.

Entre os objetivos definidos pela AMCB para o corrente ano estão a aposta na modernização e qualidade do serviço da administração local, no reforço e capacitação institucional e nas redes de cooperação.

A promoção da qualidade do ambiente urbano e sustentabilidade no uso dos recursos, a promoção territorial e cooperação transfronteiriça e a transição energética e climática são outras das prioridades assinaladas.

A Associação de Municípios da Cova da Beira foi constituída em 1981 por quatro municípios, sendo atualmente composta por 13 associados dos distritos da Guarda e de Castelo Branco: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado