O presidente da autarquia de Mêda, Anselmo Sousa (PS), disse hoje à agência Lusa que a obra de recuperação da ponte sobre a Ribeira da Teja custou cerca de 500 mil euros e representa a concretização de um desejo antigo dos habitantes e da autarquia.
A antiga ponte romana que fazia a ligação entre as aldeias de Outeiro de Gatos e de Aveloso constituía um “perigo iminente” para os utilizadores e “preocupava muito a Câmara Municipal, porque passavam lá os autocarros [incluindo os dos transportes escolares], e já estava com fissuras”, lembrou o responsável.
“Era uma preocupação muito grande e era uma obra desejada há cerca de 15 anos. A Junta de Freguesia falava na obra e os técnicos [do município] alertavam para os riscos que a ponte corria”, acrescentou.
A autarquia elaborou o projeto e executou a obra, tendo construído “uma ponte totalmente nova” ao lado da existente, contou.
Aquela estrutura, localizada na estrada municipal que faz a ligação entre as povoações de Outeiro de Gatos e de Aveloso é de passagem obrigatória para a população de Aveloso e de Prova.
Durante as obras de edificação da nova ponte, a Câmara Municipal de Mêda também procedeu à beneficiação da estrada municipal que faz a ligação Coriscada – Gateira e Gateira – Massueime, esta última localidade pertencente ao concelho de Pinhel, num investimento de cerca de 400 mil euros.
“A beneficiação da estrada também já era uma pretensão antiga dos habitantes que a utilizam. A via estava completamente danificada”, lembrou Anselmo Sousa.
Com a intervenção, realizada numa extensão de cerca de quatro quilómetros, “a estrada ficou completamente remodelada ao nível de piso e das bermas”, indicou o autarca de Mêda.
Anselmo Sousa adiantou que as duas obras estão concluídas e serão inauguradas em breve, possivelmente por ocasião das comemorações do dia do feriado municipal, que é assinalado no dia 11 de novembro.