Liga Portuguesa Contra o Cancro em ação de sensibilização na Guarda

Nos próximos dias 13 e 14 de março, as Escolas Secundárias da cidade da Guarda recebem a campanha de prevenção do Papilomavírus Humano (HPV).

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala a campanha nacional de prevenção do Papilomavírus Humano (HPV) na Escola Secundária Afonso de Albuquerque e na Escola Secundária da Sé, na Guarda, nos dias 13 e 14 de março, respetivamente.

A campanha nacional que explica aos jovens como prevenir o HPV está a percorrer, de norte a sul do país, 35 escolas do 3º ciclo e ensino secundário e tem como embaixador o artista português de hip-hop Waze.

A iniciativa intitula-se “HPV e Quê?” e integra um roadshow interativo com a finalidade de alertar os jovens sobre as doenças e riscos associados às infeções por HPV e a importância da prevenção através da vacinação. Nesse sentido, o roadshow “HPV e Quê?” integra uma carrinha Airstream que se desloca às escolas, permitindo que ao seu redor decorram atividades dirigidas aos alunos, tais como: apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, promoção do Quizz “Sabias Que?”, presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar, distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV (quais os riscos, como se transmite e como se previne), entre outras iniciativas.

A Escola Secundária Afonso de Albuquerque acolhe esta iniciativa no dia 13 de março, entre as 9h25 e as 15h30, dirigindo-se a alunos do 9º ano de escolaridade. No dia seguinte, a Escola Secundária da Sé recebe a iniciativa dirigida a alunos do 9º e 10º anos, entre as 8h30 e as 16h20.

Para Vítor Rodrigues, presidente da direção do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro é importante “despertar consciências, para que a palavra prevenção entre cada vez mais no léxico dos jovens”.

Para mais informações sobre a campanha, AQUI.

 

 

 


Conteúdo Recomendado