IPG sensibiliza população idosa sobre os riscos do uso inadequado de medicamentos

O IPG tem apostado na área do envelhecimento, tendo inaugurado recentemente o polo da região Centro do Observatório Nacional do Envelhecimento.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveu um projeto para chamar a atenção da população idosa para o uso inadequado de medicamentos, como a utilização de medicamentos sem prescrição médica ou o seu consumo por períodos superiores à indicação clínica.


O MedElderly foi desenvolvido pelo IPG, em parceria com a Unidade de Saúde Local (ULS) da Guarda, a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Viseu. Os resultados do projeto serão apresentados no workshop sobre o “Uso Racional do Medicamento: Barreiras Sociais e Institucionais” no dia 30 de junho no IPG, entre as 9h30 e as 16h30, onde se vão reunir académicos e especialistas de saúde pública, geriatria e farmacologia.


“Os doentes idosos tomam em média 2 a 5 medicamentos prescritos por dia, sendo que cerca de 20 a 40% toma mais de 5 medicamentos. É uma população que depende destes medicamentos, muitas vezes devido a doenças crónicas, mas o seu uso indevido pode representar riscos graves à saúde, como reações adversas à medicação”, afirma Fátima Roque, docente do IPG e investigadora responsável pelo projeto. “Com este projeto pretendeu-se não só apurar os hábitos de consumo na população idosa, mas também sensibilizá-la para boas práticas no dia-a-dia quando tomam os medicamentos de que precisam”.


Os investigadores do IPG conduziram sessões de esclarecimento e distribuíram material educacional aos idosos em centros de saúde, farmácias, lares e centros de dia. As sessões foram preparadas a partir dos resultados de um questionário aplicado a mais de mil idosos, que responderam a questões sobre o uso de medicamentos e os fatores de risco associados.


Para além do MedElderly, serão apresentados mais dois projetos de investigação desenvolvidos no IPG sobre o uso de medicamentos: APIMedOlder liderado pelo IPG e eHealthResp coordenado pela Universidade de Aveiro.


O painel da manhã contará com Francisco George, médico especialista em Saúde Pública, para falar sobre o uso racional de medicamentos, e com Cláudia Nazareth, da Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, para esclarecer a importância da prevenção da resistência a antimicrobianos. Haverá ainda um debate sobre as estratégias para o uso adequado de antibióticos, moderado pela Catarina Quinaz da ULS da Guarda.


No painel da tarde falará Márcia Kirzner, do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI, sobre a polimedicação no idoso, e Ema Paulino, da Associação Nacional das Farmácias, sobre as responsabilidades do farmacêutico na otimização da efetividade e segurança do medicamento. A iniciativa terminará com um debate sobre as estratégias para melhorar a gestão e o uso de medicamento em idosos, moderado pelo Jorge Aperta da ULS da Guarda.


Conteúdo Recomendado