Inaugurada a renovação no Ecomuseu de Belmonte

A Câmara Municipal de Belmonte inaugurou, a 26 de abril dia do Concelho, a primeira fase de intervenção no seu museu mais antigo, o Ecomuseu do Zêzere, que conta agora com uma renovação direcionada para a área digital.

As novidades encontram-se logo na entrada do Ecomuseu, onde fotos de paisagens do Zêzere, com destaque para as paisagens do concelho atravessadas por este rio, compõem um mosaico que dá forma ao logótipo do Ecomuseu.

Num segundo momento, o visitante é convidado a interagir com um friso cronológico original, que conta, em quatro idiomas, a história dos diferentes períodos geológicos do planeta e algumas das alterações ocorridas no Vale do Zêzere.

Finalmente, um terceiro momento, uma ceifa interativa, relembra a prática ancestral da ceifa manual do centeio nas margens do Zêzere.

A interatividade está a cargo da IS2you, os três momentos marcam o início da renovação do Ecomuseu de Belmonte, um processo enquadrado na estratégia definida pelo Município, que visa a renovação dos seus museus, apostando na criatividade e inovação tecnológica para aumentar o número de visitantes.

Na inauguração, para além do presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Dias Rocha esteve também presente o Embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vivalva, que de visita ao Concelho experimentou a interactividade da ceifa agora disponível no museu.


Conteúdo Recomendado