O I Simpósio Internacional sobre Nova construção em Pedra decorre hoje e amanhã, na Universidade da Beira Interior (UBI) e em Pinhel.
Trata-se de uma iniciativa dedicada a explorar o potencial sustentável e económico das pedras naturais na construção moderna como realça a edilidade através de uma nota informativa. O evento “representa um momento importante na intersecção da tradição e inovação na indústria da construção” acrescenta.
Amin Taha (Chairperson | Groupwork), Chloe Newmann (Senior Structural Engineer | Webb Yates Engineers), Pierre Bidaud (Stonemason | The Stone Mansry Company, Limited) e Ricardo Baptista (Design Director | AKTII) são alguns dos oradores convidados.
Paralelamente em Pinhel decorrem oficinas e workshops. A oficina 1 é sobre “A ponte e a catedral de pedra no século XXI” para explorar usos modernos de materiais tradicionais. A iniciativa destina-se a estudantes e profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura. Está marcado para o dia 15 de maio, quarta-feira, das 9 às 12 horas. No mesmo dia acontece um Workshop sobre Reaproveitamento do espaço da pedreira após o ciclo de exploração. Nesta sessão serão abordadas ideias inovadoras para reaproveitar o espaço de pedreiras desativadas. O público-alvo são os estudantes e Profissionais de Arquitetura, e decorre das 9 às 13 horas.
Por último, realiza-se o Workshop “Mãos nas pedras” que se destina aos alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel e Alunos de Pós-Graduação de todos os cursos. A iniciativa tem uma duração de quatro horas, e decorre das 9 às 13 horas, também no dia 15 de maio.