Guarda e Bragança são os distritos mais seguros do país

Os distritos de Bragança e Guarda são os mais seguros, ambos com uma taxa de incidência de 0,06%, seguidos de Castelo Branco (0,08%) e Vila Real (0,09%) e Viseu (0,10%).

De acordo com o Barómetro de Segurança da empresa Securitas Direct, de janeiro a julho de 2022, Bragança e Guarda são os dois distritos mais seguros de Portugal, seguidos de Castelo Branco, Vila Real e Viseu.


Este estudo avalia as zonas do país mais seguras, tendo em conta o número de incidências (disparos reais dos alarmes e intrusões) por Distrito registados pela Central Recetora de Alarmes da empresa.


O mesmo Barómetro “a maioria dos assaltos e tentativas de assalto a negócios até julho de 2022 ocorreram entre as duas e as quatro da manhã”, enquanto no setor residencial “o período de menor segurança regista-se entre as 9h e as 11h”.


Os distritos de Bragança e Guarda são, então, os mais seguros, ambos com uma taxa de incidência de 0,06%, seguidos de Castelo Branco (0,08%) e Vila Real (0,09%) e Viseu (0,10%).


A nível nacional os pequenos negócios – lojas e restaurantes – registaram cerca de seis em cada 10 tentativas (56%) de roubo ou intrusão no setor de negócios, enquanto as empresas registaram 29% das incidências e indústria apenas 15%.


No segmento dos particulares, as vivendas e moradias representam a maioria das incidências com cerca de nove em cada 10 casos (86,3%). Os apartamentos representam apenas 13,4%.



Conteúdo Recomendado