Gouveia desenvolve projeto "Cooperativa Cowork - Aldeias de Montanha"

O município de Gouveia vai assinar um protocolo de colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas para desenvolver o projeto “Cooperativa Cowork – Aldeias de Montanha” na freguesia de Folgosinho, foi hoje anunciado.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, com a assinatura do protocolo, agendada para a próxima segunda-feira, o município pretende implementar e desenvolver o projeto em regime de parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e com outras entidades.

O projeto denominado “Cooperativa Cowork – Aldeias de Montanha”, compreende “a criação de um espaço multifuncional dedicado à vivência de aldeia, à ciência cidadã, ao conhecimento e à educação ambiental em torno do património natural e florestal local e da Serra da Estrela”.

Para a concretização e desenvolvimento da iniciativa “torna-se indispensável a reabilitação e adaptação do ‘Centro de Acolhimento de Folgosinho’ que funcionará como equipamento de suporte, num investimento de cerca de 100.000,00 euros por parte do município de Gouveia”, no distrito da Guarda.

Os objetivos do projeto são “compagináveis com os pressupostos consagrados no Programa Regional de Ordenamento Florestal do Centro Interior (PROF CI), aprovado pela Portaria n.º 55/2019, de 11 de fevereiro, no Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela e na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030”, segundo um comunicado enviado à agência Lusa.

A autarquia lembra na nota que “no âmbito desta estratégia foram elegidos como vértices estratégicos fundamentais, a melhoria do estado de conservação do património natural, a promoção do reconhecimento do valor do património natural e o fomento da apropriação dos valores naturais e da biodiversidade pela sociedade”.

O desenvolvimento do projeto proposto pelo município de Gouveia tem em vista “a utilização sustentável de recursos endógenos e a manutenção de infraestruturas e equipamentos para fins multitemáticos associados à floresta, conservação da natureza e educação ambiental, bem como de defesa e requalificação do património com relevância arquitetónica”.

O protocolo de colaboração no âmbito do projeto “Cooperativa Cowork – Aldeias de Montanha” vai ser celebrado entre o município de Gouveia e o ICNF numa cerimónia agendada para segunda-feira, para as 12h00, em Quintã, Folgosinho.

A cerimónia irá contar com a presença de Fátima Araújo Reis, diretora regional do Centro do ICNF.


Conteúdo Recomendado