Gouveia acolhe VINAL – 3º Grande Prova de Vinhos de Altitude

A Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, em Gouveia, recebe nos dias 17 a 19 de maio o evento VINAL – Vinhas de Altitude, que visa promover os vinhos e os produtos regionais.

A Vinal, grande evento vínico do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela, regressa a Gouveia e Vila Nova de Tazem, nos dias 17, 18 e 19 de maio.

No primeiro dia do evento, dia 17 de maio, decorrerá no Edifício dos Paços do Concelho, em Gouveia, a sessão inaugural, com uma conferência subordinada à temática do enoturismo. Posteriormente, terá lugar um sunset vínico, ainda no jardim interior do Edifício dos Paços do Concelho, com o objetivo de atrair o público mais jovem para os restantes dias do evento.

Nos dias 18 e 19 de maio, a iniciativa vinícola prossegue na Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, onde será debatido um dos temas fortes do evento: as Vinhas de Altitude. Segundo uma nota informativa, este tema tem sido muito debatido entre os especialistas, não faltando quem defenda a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha, que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela.

Segundo fonte da organização, o evento irá contar com cerca de 15 produtores de vinhos, 5 produtores de produtos da Serra da Estrela do ramo alimentar e dois espaços de restauração, com a finalidade de promover o melhor da gastronomia regional.

O VINAL – Vinhas de Altitude inclui ainda provas livres de vinhos, masterclasses, showcookings com harmonizações gastronómicas e zona lounge.


Conteúdo Recomendado