Município de Gouveia combate vespa asiática

Estas armadilhas têm uma função muito específica e inserem-se na estratégia de mitigação da praga para o ano 2019.

No âmbito do plano de vigilância e controlo da vespa asiática, o Município de Gouveia através dos seus técnicos, vai levar a efeito a colocação de armadilhas, em locais estratégicos, com atraente para a captura das vespas fundadoras com permanência durante dois meses.

Assim, a autarquia solicita  à população que “as armadilhas sejam preservadas, e caso detetem alguma situação anómala, é favor contactar o serviço competente do município através dos emails: gtf@cm-gouveia.pt | protecaocivil@cm-gouveia.pt ou dos contatos telefónicos 238 490 210 | 962 032 999 | 968 578 987.”

Município de Gouveia destruiu 150 ninhos em 2018

No ano de 2018 foram eliminados pelos serviços municipais cerca de 150 ninhos de vespa asiática. Na maioria dos casos, a referenciação dos ninhos foi desencadeada por apicultores e/ou munícipes do concelho. O Município de Gouveia tem seguido as orientações do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, tendo adquirido equipamento de proteção individual e de eliminação de ninhos.

A Vespa-Asiática, cujo nome científico é Vespa Velutina é uma espécie de vespa nativa do Sudeste Asiático, tendo sido confirmada a sua presença em território nacional em 2011, sendo que entretanto já foi avistada em mais de 12 distritos.

É considerada perigosa, agressiva e predadora, uma vez que começou a atacar colmeias e a matar abelhas. Considerada uma espécie invasora problemática para a sustentabilidade dos ecossistemas, uma vez que se alimenta de abelhas e vespas nativas, coloca em perigo as
colónias e a atividade apícola no nosso país.


Conteúdo Recomendado