GNR da Guarda promoveu Jornadas Internas sobre desaparecimento de pessoas

O “eGuard” é um projeto desenvolvido pela GNR da Guarda em parceria com a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI) e as Câmaras Municipais aderentes.

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Guarda promoveu hoje, dia 29 de novembro, as Jornadas Internas com o tema “Desaparecimento Involuntário de Pessoas em Ambiente Rural”.


A iniciativa, direcionada apenas a militares da GNR, corpos de Bombeiros Voluntários, Polícia Judiciária (PJ), elementos da Proteção Civil e que colaborem no ato de procura por pessoas desaparecidas, teve início pelas 9h00.


As Jornadas contaram com a presença e intervenção, durante a manhã, do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Travassos, Ana Cristina Gomes, o inspetor da PJ José Carvalho, a enfermeira Susana Garcia e Fátima Roque, professora no Instituto Politécnico da Guarda.


A sessão foi retomada pelas 13h50, com moderação do segundo painel, pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas, seguindo-se o 2º Comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), João Rodrigues e o Major Jesús González da Guardia Civil.


Para terminar, usaram da palavra o Major João Fernandes da Secção de Operação Treino e Relações Públicas e o Capitão Luís Pires do Grupo de Intervenção Cinotécnico, ambos do Comando Territorial da Guarda.


De referir ainda a intervenção do Tenente-Coronel Marco Marques, na qual foi resumido o tema das Jornadas Internas – “Desaparecimento Involuntário de Pessoas em Ambiente Rural” -, tendo destacado, por fim, o projeto “eGuard”.


O “eGuard” é um projeto desenvolvido pela GNR da Guarda em parceria com a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI) e as Câmaras Municipais aderentes.


Este consiste num serviço de teleassistência direcionado para cidadãos mais vulneráveis como idosos em situação de dependência, isolamento e sem apoio familiar, sendo que estes recebem um aparelho com botão de pânico associado a um cartão de telemóvel e a sala de situação da GNR recebe alertas e aciona meios de socorro em caso de necessidade.


As Jornadas Internas do Comando Territorial da GNR da Guarda encerraram-se pelas 17h30, após a alocução do Comandante da Unidade.


Conteúdo Recomendado