GNR da Guarda deteve 16 pessoas em operação realizada junto da fronteira com Espanha

A GNR da Guarda anunciou este domingo a detenção de 16 pessoas no decorrer de uma operação especial de prevenção e de combate à criminalidade, realizada no fim de semana na zona da fronteira com Espanha.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda adiantou à agência Lusa que durante a ação, desenvolvida nos concelhos de Almeida e de Figueira de Castelo Rodrigo, foram detidos quatro indivíduos por tráfico de estupefacientes, dois por auxílio à emigração ilegal e dez por permanência ilegal em território nacional.

Os quatro detidos por tráfico de droga, com idades entre 28 e 32 anos, um dos quais de nacionalidade espanhola, são suspeitos de venderem “produto estupefaciente na cidade da Guarda”.

Segundo a GNR, no momento da detenção, estavam na posse de 1,1 quilogramas de canábis, heroína e cocaína e de mil euros em dinheiro.

As autoridades também apreenderam as duas viaturas automóveis que eram conduzidas pelos suspeitos.

Os detidos foram presentes ao tribunal de Trancoso que aplicou a medida de prisão preventiva a dois deles e os restantes ficaram em liberdade mas sujeitos a apresentações periódicas nas autoridades policiais da sua área de residência.

Na mesma ação policial a GNR deteve dois homens, naturais do Paquistão, residentes na zona de Lisboa, com 35 e 42 anos, pela alegada prática do crime de auxílio à emigração ilegal.

“No momento da detenção transportavam dez pessoas, numa carrinha, provenientes do Bangladesh e do Paquistão, com idades compreendidas entre 20 e 40 anos”, disse fonte do Comando Territorial da GNR.

Os detidos foram presentes ao tribunal de Trancoso e ficaram em liberdade, sujeitos a apresentações periódicas nas autoridades policiais da sua área de residência.

A fonte indicou ainda que na viatura viajava uma criança de três anos, filha de um casal do Bangladesh que foi detido, mas posteriormente colocado em liberdade, com a obrigação de apresentações periódicas junto das autoridades policiais.

Os outros oito detidos por permanência ilegal no país foram entregues pela GNR ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no Porto, para serem expulsos do território nacional.

O Comando Territorial da GNR da Guarda envolveu na ação realizada na zona da fronteira com Espanha um total de 30 elementos das áreas da investigação criminal, territorial, trânsito e fiscal.


Conteúdo Recomendado