Fundo Ambiental aprovou candidatura “Resíduos Orgânicos com Valor” de Fornos de Algodres

A candidatura no montante de 30.362 euros foi aprovada pelo Fundo Ambiental, em articulação com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

O Município de Fornos de Algodres viu aprovada a sua candidatura ao Programa Recolha Bio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, tendo sido admitida para financiamento, informou a autarquia ontem, dia 5 de janeiro.


Segundo a mesma fonte, o Relatório Final onde consta a aprovação da candidatura foi publicado no passado dia 21 de dezembro, revelando que esta obteve uma pontuação de 4.06 na Análise de Mérito.


A candidatura no montante de 30.362 euros foi aprovada pelo Fundo Ambiental, em articulação com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), conta com um financiamento de 58%, o que totaliza cerca de 17 mil euros.


A operação, que será desenvolvida até novembro de 2023, enquadra-se na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento estratégico elaborado pelo executivo do Município de Fornos de Algodres e aprovado em Assembleia Municipal no dia 30 de dezembro de 2021.


“A primeira atividade a implantar consiste na execução de um Programa de Compostagem Comunitária em Fornos de Algodres que inclui a instalação de um recinto de compostagem, a distribuição de baldes à população e a capacitação dos colaboradores do município e dos participantes”, adiantou a autarquia.


A segunda atividade consiste “numa ambiciosa campanha de comunicação do projeto, que visa promover a sua dinamização junto da população”.


Segundo a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a implementação das atividades tem data de início prevista para o início de 2023 e “pretende-se o envolvimento de toda a comunidade local”.


Conteúdo Recomendado