De acordo com Sérgio Salvado do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas (GCAD), o financiamento obtido é de 45 mil euros e o projeto foi apresentado em consórcio com outras associações juvenis e com a Câmara Municipal do Fundão, que desta forma pretendem fomentar “a partilha de experiências entre os jovens envolvidos” e ao mesmo tempo “dar a conhecer o concelho fora de portas”.
“Do ponto de vista do GCAD, consideramos que esta iniciativa é muito importante porque é uma porta aberta para a internacionalização da nossa associação juvenil”, acrescentou aquele responsável.
Com a designação de “Youth4Tree2014”, o projeto terá como tema central “os territórios de baixa densidade e o empreendedorismo jovem”, sendo que estão programadas várias ações de reflexão e debate com base nessa temática.
Oriundos de Portugal, Malta, Azerbaijão, República Checa, Espanha, Bulgária, Macedónia, Turquia, Arménia e Ucrânia, os jovens também serão integrados em atividades lúdico-recreativa no âmbito do desporto de aventura e natureza.
O programa inclui ainda a realização de diversos passeios e visitas a vários pontos de interesse do concelho.
Sérgio Salvado frisou igualmente que os jovens do concelho também estão a ser convidados a juntar-se às atividades e lembrou que, além disso, também serão integrados em projetos nos países de origens dos participantes no projeto fundanense.
Para já, o Fundão já teve alguns jovens em intercâmbios na Roménia e na Lituânia e dispõe ainda de uma bolsa de mais 50 vagas, número que poderá duplicar à medida que as associações parceiras de cada país consigam aprovar os respetivos projetos.
Parceira neste consórcio, a autarquia fundanense destaca a “grande importância de todas as iniciativas que se enquadram na política de juventude e empreendedorismo que tem sido implantada pelo município”, sublinhou o vice-presidente da câmara.
Miguel Gavinhos anunciou ainda que, no âmbito de um protocolo a assinar com a Câmara de Braga através da Fundação Bracara Augusta, o Fundão irá ter uma Loja Europa Jovem, estrutura orientada para dar informações aos jovens sobre a União Europeia, bem como para desenvolver projetos de mobilidade e programas de voluntariado internacional.
“Pretendemos que essa loja fique instalada num ambiente criativo e orientado para os jovens, que é a Incubadora e Fab Lab Aldeias do Xisto e estamos a fazer os possíveis para que possa ser aberta no dia 9 de maio, quando se assinala o Dia da Europa”, afirmou.