Estudo sobre brasões e marcas dos municípios em livro

O trabalho de Sónia Patrícia Nogueira analisa 311 brasões e 238 marcas gráficas das autarquias nacionais e sugere formas de trabalhar estes instrumentos de comunicação.

“Do brasão à marca” é o título do livro de Sónia Patrícia Nogueira, licenciada e mestre pela Universidade da Beira Interior (UBI), onde são analisados 311 brasões e 238 marcas gráficas dos municípios portugueses de Portugal continental e ilhas. O trabalho, que resulta da dissertação de mestrado da autora, aborda a imagem e evolução destas ferramentas de identificação dos concelhos nacionais e sugere formas de melhorar este instrumento de comunicação.

No livro demonstra-se a eficácia do design na gestão de sistemas de identidade visual e na implementação da imagem dos municípios, provando que os signos identificadores gráficos (brasões, logótipos, símbolos e marcas) são elementos fundamentais na organização, desenvolvimento, competitividade e inovação dos concelhos.

Quanto à evolução da imagem, a maioria já não usa o tradicional brasão – são 77 por cento as edilidades que optam por outros logótipos –, devido à desatualização, uma vez que se referem a uma época específica e são pouco diferenciadores entre si.

Em “Do brasão à marca” a autora considera que o panorama das autarquias é marcado por uma enorme concorrência visual e sugere às cidades a uniformização eficaz dos seus símbolos, que fomentam e garantem a criação de uma identidade social e o reconhecimento da instituição. Essa uniformização deverá cruzar a inovação e a tradição e ser capaz de criar uma identificação no munícipe, uma vez que é conveniente que as populações se revejam num símbolo único.

“Do brasão à marca: tradição e inovação na identidade visual dos municípios portugueses” encontra-se publicado nas versões on-line e em papel, pela editora Livros Labcom, do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (UBI).


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