Fundação Gulbenkian apoia projeto de educação especial em Castelo Branco

Um projeto da Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID) para ações de formação para escolas e famílias de crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) recebeu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A ERID apresentou uma candidatura ao concurso “Educação Especial 2015”, da Fundação Calouste Gulbenkian, que acabou por ser contemplado com 6.800 euros.

Segundo a presidente da ERID, Gabriela Nunes, este apoio é dividido em duas partes, uma destinada às ações de formação e outra para um equipamento completo de cozinha, utilizado pela associação numa área de preparação de jovens para a vida ativa.

“Sem este apoio dificilmente faríamos todas estas ações, não seria impossível mas, pelo menos, não conseguiríamos fazer tantas”, adiantou.

O projeto da associação envolve três tipos de formação, com cursos de curta duração, “workshops”, demonstrações e ações de sensibilização, sendo que os primeiros têm como destinatários professores e assistentes operacionais das escolas.

As ações de sensibilização destinam-se principalmente a famílias e entidades empregadoras e os “workshops” são de dois tipos: destinam-se a famílias e público em geral e os “inclusivos intergeracionais”, que visam incluir jovens adultos com NEE e público em geral.

Gabriela Nunes explica ainda que a associação tem já um conjunto de parceiros que inclui os três agrupamentos de escola de Castelo Branco e os de Alcains, Idanha-a-Nova e Penamacor.

Além destes, a ERID tem ainda parcerias com o Váatão- Grupo de Teatro e Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESE), todos eles envolvidos no projeto da associação.

Este projeto é um serviço à comunidade porque definimos áreas de formação que são raras e que não são feitas com a frequência que deveriam. Esta abertura à comunidade é uma mais valia para nós [ERID]”, conclui Gabriela Nunes.


Conteúdo Recomendado