Os dois atletas olímpicos marcaram presença, esta quarta-feira, na apresentação do evento que pretende afirmar-se no panorama regional e nacional, para isso o vereador com o pelouro do desporto, António Manuel Rodrigues, pretende que nesta segunda edição o número de participantes “venha a aumentar significativamente”.
De resto a meta traçada pela organização passa pelo meio milhar de participantes na Meia Maratona e na Mini Maratona de 10km, uma das novidades apresentadas por Pedro Afonso, da Crono Eventos, parceira da Câmara de Belmonte nesta organização que pretende agora “trabalhar a imagem dos padrinhos da prova, no sentido de atrair atletas e turismo a Belmonte” referiu Pedro Afonso.
A Câmara Municipal de Belmonte não desistiu da intenção de integrar esta prova no calendário nacional da Federação Portuguesa de Atletismo, “este ano será o ano decisivo para tomar essa decisão” como salientou o vereador com o pelouro do desporto. “A medição da prova é oficial, tem validade de cinco anos e tem todas as condições para poder ser integrada” no calendário nacional, mas essa não é para já uma prioridade da Câmara Municipal, António Manuel Rodrigues pretende que a prova ganhe, para já, dimensão.
O percurso da Meia Maratona de Belmonte será idêntico ao da primeira edição, com partida e chegada junto ao Castelo de Belmonte com passagem pelas localidades de Caria, Carvalhal Formoso e Estação de Belmonte, num total de 21 mil e 97 metros. A Mini Maratona de 10 km ligará a sede de concelho e a Estação de Belmonte. Este ano, a organização proporciona de novo uma caminhada.
A madrinha da prova, a atleta Clarisse Cruz regressa ao concelho de Belmonte onde participou há já alguns anos numa edição da Meia Maratona Vera Cruz organizada pela Associação Desportiva de Belmonte.
O padrinho da Meia Maratona, Francis Obikwelu espera poder “contribuir para o sucesso” desta edição e promete chegar dois dias antes da prova para poder “contactar com os alunos das escolas” do concelho. O atleta Olímpico revelou ainda que vai terminar esta época, a sua carreira para enveredar pelo cargo de treinador e captar jovens talentos para a sua escola.
Francis Obikwelu nasceu há 37 anos na Nigéria e naturalizou-se português em outubro de 2001, será padrinho da II Meia Maratona de Belmonte que este ano conta com uma página na internet inteiramente dedicada à prova, com inscrições abertas a partir desta quinta-feira.