Francis Obikwelu e Clarisse Cruz padrinhos da II Meia Maratona de Belmonte

Francis Obikwelu e Clarisse Cruz são os padrinhos da segunda edição da Meia Maratona de Belmonte que irá cruzar as estradas do concelho no dia 10 de abril.

Os dois atletas olímpicos marcaram presença, esta quarta-feira, na apresentação do evento que pretende afirmar-se no panorama regional e nacional, para isso o vereador com o pelouro do desporto, António Manuel Rodrigues, pretende que nesta segunda edição o número de participantes “venha a aumentar significativamente”.

De resto a meta traçada pela organização passa pelo meio milhar de participantes na Meia Maratona e na Mini Maratona de 10km, uma das novidades apresentadas por Pedro Afonso, da Crono Eventos, parceira da Câmara de Belmonte nesta organização que pretende agora “trabalhar a imagem dos padrinhos da prova, no sentido de atrair atletas e turismo a Belmonte” referiu Pedro Afonso.

A Câmara Municipal de Belmonte não desistiu da intenção de integrar esta prova no calendário nacional da Federação Portuguesa de Atletismo, “este ano será o ano decisivo para tomar essa decisão” como salientou o vereador com o pelouro do desporto. “A medição da prova é oficial, tem validade de cinco anos e tem todas as condições para poder ser integrada” no calendário nacional, mas essa não é para já uma prioridade da Câmara Municipal, António Manuel Rodrigues pretende que a prova ganhe, para já, dimensão.

O percurso da Meia Maratona de Belmonte será idêntico ao da primeira edição, com partida e chegada junto ao Castelo de Belmonte com passagem pelas localidades de Caria, Carvalhal Formoso e Estação de Belmonte, num total de 21 mil e 97 metros. A Mini Maratona de 10 km ligará a sede de concelho e a Estação de Belmonte. Este ano, a organização proporciona de novo uma caminhada.

A madrinha da prova, a atleta Clarisse Cruz regressa ao concelho de Belmonte onde participou há já alguns anos numa edição da Meia Maratona Vera Cruz organizada pela Associação Desportiva de Belmonte.

O padrinho da Meia Maratona, Francis Obikwelu espera poder “contribuir para o sucesso” desta edição e promete chegar dois dias antes da prova para poder “contactar com os alunos das escolas” do concelho. O atleta Olímpico revelou ainda que vai terminar esta época, a sua carreira para enveredar pelo cargo de treinador e captar jovens talentos para a sua escola.

Francis Obikwelu nasceu há 37 anos na Nigéria e naturalizou-se português em outubro de 2001, será padrinho da II Meia Maratona de Belmonte que este ano conta com uma página na internet inteiramente dedicada à prova, com inscrições abertas a partir desta quinta-feira.


Conteúdo Recomendado