Fim de semana traz (acentuada) descida de temperatura, chuva e trovoada

Um cenário mais outonal que deverá manter-se para lá do fim de semana.

Sonhou a semana toda com a sexta-feira? O fim de semana, ao contrário do que aconteceu ao longo dos últimos dias, vai trazer chuva e uma descida da temperatura máxima. Um cenário mais outonal que deverá manter-se para lá do fim de semana.
Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do Centro e Sul durante a tarde.
Os meteorologistas apontam para uma pequena descida da temperatura máxima no interior das regiões Norte e Centro. Os distritos de Beja e Évora, os mais quentes, ainda vão chegar no sábado aos 30ºC de máxima, mas Porto e Lisboa não irão além dos 25ºC e 23ºC, respetivamente.

Guarda será o distrito com a máxima mais baixa: 21ºC. Bragança e Braga, onde as máximas oscilarão entre os 25ºC e 26ºC, contarão com uma mínima de 11ºC, a mais baixa prevista no território continental no sábado.

Para domingo, prevê-se novamente períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro. São esperados períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, sendo mais frequentes no Minho e Douro Litoral.

A par disso, é expectável uma nova descida da temperatura máxima. Segundo o meteorologista Ricardo Tavares, as temperaturas, em especial a máxima vão sofrer uma descida significativa.

“Devido à passagem de uma superfície frontal fria, no domingo vamos ter chuva e uma descida da temperatura de 3 a 6 graus. Na segunda-feira vamos ter uma nova descida de 2 a 4 graus. Na soma dos dois dias e em alguns casos a descida poderá chegar aos 10/12 graus, mas na generalidade do território será de 6/7 graus”, indicou em declarações à Lusa.

Viana do Castelo não irá além dos 18ºC e a Guarda e Braga esperam 19ºC. Os distritos mais quentes voltarão a ser Beja e Évora, com máximas a variar entre os 27ºC e os 28ºC. Lisboa e Faro podem contar com 23ºC de máxima, mais 3ºC do que o esperado no Porto.

Segundo o meteorologista, na segunda-feira a precipitação vai estender-se a todo o território do continente.

Quanto às ilhas, para o arquipélago da Madeira, onde os termómetros chegarão aos 25ºC no fim de semana, não está prevista chuva nem para a Madeira nem para o Porto Santo no sábado, situação que se altera no domingo.

Para os Açores, onde as temperaturas máximas oscilam entre os 18ºC e os 20ºC, também está prevista ocorrência de aguaceiros, em todos os grupos, no sábado, e no domingo apenas na Horta e em Ponta Delgada.


Conteúdo Recomendado