Figueira de Castelo Rodrigo vai acolher produções internacionais do Centro Europeu de Música

Fcr Musica

O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, assinou ontem um memorando de entendimento com os Municípios de Lisboa, Porto, Braga, Faro, Mafra e com o Centro Europeu de Música (CEM Portugal).

O memorando consiste na criação do primeiro polo em Portugal do Centre Européen de Musique (CEM), sediado em Paris, que promove projetos artísticos, culturais, pedagógicos e científicos a nível europeu, com caráter inovador, tendo por missão a transdisciplinaridade em torno da música e cultura, sublinhando o seu papel fulcral na construção duma identidade cultural europeia única e sustentável. Esta cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

O CEM Portugal está a ser implementado em Mafra com a colaboração da Terrafoundation, plataforma cultural portuguesa, e irá permitir ao Município de Figueira de Castelo Rodrigo e aos seus congéneres receberem nos seus territórios um número significativo de atividades e produções culturais de várias tipologias, com um programa a nível internacional, numa ótica de um trabalho direcionado para o contexto onde irá operar, tendo em conta a identidade e as necessidades locais. Para além de concertos, master classes e outras expressões artísticas, haverá ainda projetos de investigação cultural, social e ambiental, diversas residências culturais, conferências e workshops e ainda exposições, instalações urbanas, projetos pop-up e conteúdos digitais baseados em novas tecnologias.

Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, destacou que “esta importante parceria é uma união de territórios que se une em torno da música e da cultura e resulta do reconhecimento do trabalho realizado pelo Centro Europeu de Música, como um pilar para a promoção de sociedades inclusivas, livres e democráticas, celebrando a diversidade e a herança cultural europeia, com os municípios signatários, que estão agora comprometidos a trabalhar em rede para fortalecer a importância da música, cultura e artes nos seus territórios”. O autarca afirmou ainda que “é um orgulho Figueira de Castelo Rodrigo fazer parte deste projeto cultural, trazendo para o interior eventos diversificados e produções inovadoras, reforçando a coesão social, que de outra forma dificilmente teríamos a possibilidade de os acolher”. Os signatários estabeleceram os princípios gerais da colaboração entre os Municípios e a instalação e desenvolvimento do CEM Portugal, que irá atuar nestes territórios como um motor da mudança social e da construção de sociedades resilientes e inclusivas, contribuindo para a luta contra todas as formas de discriminação, incluindo o racismo e a xenofobia.


Conteúdo Recomendado