Figueira de Castelo Rodrigo manifesta-se hoje contra falta de médicos

Centro Saude Fcr2

A concentração está marcada para as 10 horas junto ao Mercado Municipal, seguindo-se uma marcha lenta até ao Centro de Saúde.

A população de Figueira de Castelo Rodrigo manifesta-se esta quinta-feira contra a falta de médicos no Centro de Saúde local, que vai ficar com um médico para atender 5.500 utentes.


“Queremos chamar a atenção de que em Figueira de Castelo Rodrigo há uma gritante falta de médicos para a atender, acudir e tratar dos cidadãos do concelho. É uma manifestação pacífica para alertar que são precisos médicos no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo”, salientou à Lusa o presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso.


A concentração está marcada para as 10 horas junto ao Mercado Municipal, seguindo-se uma marcha lenta até ao Centro de Saúde.

A unidade de saúde tem ao serviço dois médicos e a partir de 13 de fevereiro, com a passagem à reforma de um dos profissionais, ficará apenas com um clínico para atender 5.500 utentes.


O autarca alerta que “só com um médico no Centro de Saúde vai ser o caos. Os cidadãos vão estar meses e meses à espera de consultas. São cidadãos a mais para médicos a menos”.


A situação já está também a colocar o serviço municipal de saúde “à beira do colapso”, alerta Carlos Condesso.


“O serviço dá consultas gratuitas a toda a população, proporciona consultas de especialidade, análises clínicas e exames complementares. Mas como o Centro de Saúde não dá resposta a população direciona-se para os serviços do cartão municipal de saúde”, explica o autarca.


Carlos Condesso apela à Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda e aos serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para que “encontrem médicos” que a Câmara está disponível para colaborar.

“A Câmara Municipal dá o seu contributo. Apoia os médicos que queiram vir para cá ao nível da habitação e também estará disponível para apoiar financeiramente o vencimento desses médicos, dando um suplemento aos médicos que venham”, assegura o autarca.

O presidente da Câmara reconhece “o esforço louvável” que os dois médicos que estão atualmente ao serviço no Centro de Saúde, mas são poucos médicos para mais de 5.500 utentes”.

O autarca faz ainda um reconhecimento aos bombeiros locais que “têm sido uns heróis” no transporte de doentes de Figueira de Castelo Rodrigo para outras localidades.

O presidente da Câmara destaca que a manifestação vai realizar-se “depois de muitas tentativas, reuniões e várias chamadas de atenção”.

“A ULS da Guarda tem pleno conhecimento da situação e admite que é a pior situação no distrito, mas o certo é que os médicos se vão aposentado e não se repõem as saídas”, argumenta.

A manifestação agendada para hoje, dia de feira na localidade, vai de encontro à decisão da Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. O autarca lembra que foi decidido “por todos os eleitos das bancadas do PSD e do PS, realizar-se uma manifestação contra a falta de médicos no Centro de Saúde”.

Cartaz Fcr6

Conteúdo Recomendado