Evento Terminado em 2022-05-29 23:00:00

Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Foz Côa entre 27 e 29 de maio

Início: 2022-05-27 09:00:00
Fim: 2022-05-29 23:00:00
Local do Evento: Vila Nova de Foz Côa
Entidade Promotora: Município de Vila Nova de Foz Côa

A iniciativa teve a sua estreia no final de 2012, como uma pequena feira regional, mas este certame rapidamente passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país.

O Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Foz Côa, entre 27 a 29 de maio, depois de dois anos de interregno devido à pandemia e contará com mais de uma centena de expositores, foi hoje divulgado.

“Este festival vai já na sua nona edição e com a experiência que fomos ganhando, dá-nos para nós aumentarmos um pouco o número de expositores. Começámos com 88 e já ultrapassámos os 100 expositores só da sub-região vinícola do Douro Superior”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Foz Côa, no distrito da Guarda, João Paulo Sousa.

A sub-região vinícola do Douro Superior faz parte da Região Demarcada do Douro (RDD), em conjunto com as sub-regiões do Baixo Corgo e Cima Corgo.

João Paulo Sousa disse ainda que o número de referências vitivinícolas ainda não está fechado, deverá ultrapassar as 500 referências de vinhos, mas só no dia do inicio do certame é que este número será “mais concreto”.

“O número de produtores de vinho no concelho de Vila Nova de Foz Côa tem vindo a aumentar nos últimos anos. Há grandes casas vitivinícolas que estão sediadas neste território”, frisou o autarca.

A iniciativa teve a sua estreia no final de 2012, como uma pequena feira regional, mas este certame rapidamente passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo para a afirmação da identidade do Douro Superior.

Nesta nona edição, o Festival de Vinhos do Douro Superior conta com a presença de produtores que olham para o certame como “a oportunidade de apresentar as suas novidades, assim como referências já consolidadas no mercado, nos [vinhos do] Porto, brancos e tintos provenientes daquela sub-região duriense”.

O Festival do Vinho apresenta também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

O programa contempla ainda o Concurso de Vinhos do Douro Superior e um colóquio subordinado ao tema “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades”.

A organização deste festival é da responsabilidade da Câmara de Vila Nova de Foz Côa com a produção da “Grandes Escolhas”.

O Concurso de Vinhos do Douro Superior é aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos.

Além do espaço expositivo, que acontece no pavilhão da Expocôa, o programa integra o Concurso de Vinhos do Douro Superior, durante o qual “um júri diversificado composto por jornalistas, ’bloggers’ especializados, profissionais da restauração, garrafeiras, e distribuição avaliam mais de centena e meia de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos generosos”.

Já o colóquio dedicado ao tema “As alterações climáticas e os desafios vitícolas do Douro Superior” realiza-se na manhã do dia 28, dinamizado pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, contando com Luís de Matos e Leonor Pereira, que apresentarão, respetivamente, comunicações sobre “Medidas de Adaptação da Viticultura Duriense às Alterações Climáticas” e sobre “Sistemas de suporte à decisão: Ferramentas de adaptação do Douro Superior às alterações climáticas”.

Destacam-se ainda as provas comentadas – “Grandes tintos do Douro Superior” no dia 27, pelo jornalista Fernando Melo, “Grandes Brancos do Douro Superior. Para o dia 28 será a vez da crítica de vinhos Valéria Zeferino e “Vinho do Porto”. No dia 29, caberá ao especialista Luís Antunes, uma prova de azeites da região do Douro Superior.

A animação musical ficará a cargo dos concertos de HMR e de Sons do Minho.


Conteúdo Recomendado