Festival do Azeite do Vale da Teixeira este fim de semana

Do programa destaca-se a apanha da azeitona, visitas ao lagar de azeite, aos fornos comunitários e aos mercadinhos da aldeia onde será possível adquirir os produtos locais como azeite, mel, compotas e pão.

O ‘ouro líquido’ do Vale da Teixeira estará em destaque no 1º Festival do Azeite que começa hoje, dia 17, e prolonga-se até domingo. Benespera, João Antão, Ramela e Vela serão o palco deste evento.

A iniciativa começa hoje, às 21 horas, no Lagar da Ramela com o contador de histórias, José Craveiro.

Do programa destaca-se a apanha da azeitona, visitas ao lagar de azeite, aos fornos comunitários e aos mercadinhos da aldeia onde será possível adquirir os produtos locais como azeite, mel, compotas e pão. De entre os destaques gastronómicos, realce para as degustações de azeite, para as torradas [de azeite], a lagarada, e o almoço de caça. No programa do festival, o azeite também é pretexto para conversas e debate com a organização das 1ªs Jornadas do Azeite do Vale da Teixeira.

Trata-se de uma organização da Associação Cultural e Recreativa da Benespera, Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Vela, Associação Move Beiras, Associação Os Amigos de João Antão, Centro Cultural Social e Desportivo da Ramela, Clube de Cicloturismo da Vela e Liga dos Amigos do Vale da Amezendinha.

O evento encontra-se incluído no ciclo de Festivais de Cultura Popular do município da Guarda.

398423296 745760047578598 6168679765839897816 N

Conteúdo Recomendado