Festival da Praça das Origens anima Gouveia no próximo fim de semana

A cidade de Gouveia, na Serra da Estrela, recebe entre os dias 5 e 7 de agosto a edição 2016 de um festival cultural que promete proporcionar aos visitantes uma “verdadeira viagem” às origens.

O Festival da Praça das Origens é promovido pelo grupo Escola Velha Teatro de Gouveia e vai ter por palco os claustros do edifício dos Paços do Concelho, que outrora funcionou como Colégio dos Jesuítas.

Segundo a organização, o programa do evento cultural, que recriará o ambiente da cidade de Gouveia no século XIX, inclui animação, recriações, gastronomia, artesanato e promoção e venda de produtos regionais.

“Apostados em recriar as nossas raízes, iremos relembrar usos, costumes e tradições, acompanhados por um diversificado leque de expositores (entre artesãos e produtores), que apresentarão o que de melhor se faz na região serrana”, adianta Diogo Cardona.

O responsável da organização refere, em nota hoje enviada à agência Lusa, que “a Taberna da Aldeia será novamente presença garantida” no festival, “trazendo consigo os mais característicos sabores da época” que nas edições anteriores fizeram “as delícias do imenso público” que passou pelo evento.

“Apostados em continuar a divulgar as nossas raízes, queremos, ao mesmo tempo, surpreender todos aqueles que já se habituaram, ano após ano, a fazer esta viagem ao passado”, refere, por sua vez, Carlos Bernardo.

O mesmo elemento do Escola Velha Teatro de Gouveia indicou à Lusa que a organização pretende, mais uma vez, “tornar o Festival da Praça das Origens uma marca da região para o país, fazendo assim eco do nome de Gouveia [localizada na Serra da Estrela, no distrito da Guarda] pelos mais diversos pontos nacionais”.

“Rodeados pela imensa história cravada nas paredes do antigo Colégio dos Jesuítas, queremos relembrar usos, costumes e tradições das nossas gentes. Para isso, vamos mostrar o ADN das nossas gentes, ao mesmo tempo que apresentamos novos expositores que se irão juntar a todos aqueles que já são presença assídua no Festival da Praça das Origens”, conclui o responsável.


Conteúdo Recomendado